segunda-feira, 17 de março de 2008

Feira Camponesa vai continuar em Porto da Rua

A Feira Camponesa aconteceu na última sexta-feira e vai continuar semanalmente no município

Na última sexta-feira, dia 14 de março, aconteceu na Praça Santo Antônio, em Porto da Rua, a primeira Feira Camponesa no interior do Estado. Lá, foram vendidos vários produtos, como banana, maracujá, batata, macaxeira, coco, feijão, farinha, mamão e massa puba. Foi a primeira de muitas outras e as próximas vão ter muito mais variedades.
As feiras livres são uma tradição que vêm sendo esquecida devido à dinâmica do sistema em que vivemos. Os alimentos consumidos pela população em geral são produzidos em grande quantidade, porém, cheios de pesticidas, agrotóxicos, adubos artificiais e, em alguns casos, modificados geneticamente – os transgênicos. Por outro lado, através da Feira Camponesa, o povo tem a possibilidade de consumir alimentos que, além de baratos, fazem bem à saúde, produtos orgânicos plantados e colhidos pelas mãos de
trabalhadores e trabalhadoras sem-terra. Sem-terra apresentando para a sociedade o fruto de sua luta, a luta pela Reforma Agrária.
A Feira vai continuar a ser realizada sempre no mesmo dia e local; com exceção do próximo dia 21, feriado da Sexta-feira da Paixão de Cristo, o evento vai ser antecipado para quinta-feira – quando a população vai poder comprar o peixe para a quaresma. A Feira Camponesa é uma realização da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Nenhum comentário: