terça-feira, 1 de abril de 2008

Estudantes canadenses visitam acampamentos Bota Velha e Mumbuca*

No dia 11 de janeiro de 2008, 10 estudantes de Holy Cross, no Canadá, visitaram os acampamentos Bota Velha e Mumbuca, localizados no município de Murici, em Alagoas.
As ocupações de Mumbuca e Bota Velha aconteceram em 1998. Hoje, Pe. Leslie, da Paróquia de São Sebastião do município de Ibateguara, vê grandes mudanças no acampamento de Mumbuca, no sentido que muita terra está sendo cultivada e aproveitada. Para ele, os agricultores estão animados e firmes em sua luta. Em Bota Velha aconteceram várias mudanças de local, mas o povo continua com coragem e perseverança. Muitas famílias desistiram do acampamento, mas muitas vêm lutando desde o início.
Segundo o jovem Bruno Batista Gonçalves Sebastião, nascido em Angola e residente no Canadá, os estudantes, entre 17 e 18 anos de idade, estavam numa missão do Pe.Leslie, com objetivo de “conhecer a cultura e os problemas, ver a pobreza e aprender muitas coisas sobre o Brasil”. Durante a atividade, os estudantes fizeram perguntas aos(às) trabalhadores(as) campesinos(as), como por exemplo, quais as dificuldades enfrentadas no acampamento que, para o trabalhador Manoel, são os conflitos com os fazendeiros na luta pela terra. A visita terminou na Escola Itinerante de Mumbuca.
Como resultado, Pe. Leslie espera que os estudantes aprendam a ser mais solidários, abram sua visão do mundo, questionem os seus valores, objetivos e sonhos. A partir da visita, o estudante Bruno deseja crescer espiritualmente, além de conhecer a realidade da cana-de-açúcar, os problemas dos(as) trabalhadores(as) e o que o governo brasileiro faz pelo povo.

*Caminho da ROÇA - fev/mar/abr

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber quando estas familias que vivem neste acampamento serão de fatos donos destas terras? Pelo que foi informado estão lá desde 1998 até quando eles vão viverem como meros sem terras??? esta luta será para a vida toda ? por favor me respondam....grande abraço !!!

Anônimo disse...

Como fica esta questão dos sem terras da fazenda Mumbuca? segundo a gazeta comenta....Sobre a Fazenda Mumbuca, em Murici, o ministro determinou ao superintendente em exercício do Incra, Tadeu Jatobá, que, junto com a Polícia Federal, promova uma reunião com o proprietário da área para resolver as pendências que impedem a compra das terras. Segundo Walter Araújo, o ministro determinou, ainda, que a PF investigue denúncias de que quatro grileiros ameaçam o proprietário da fazenda exigindo 30 hectares da terra. “O ministro determinou que a Federal investigue outros casos de violência contra os sem-terra”, revela o coordenador da CPT.
Quando esta fazenda será entregue de fatos aos moradores que estão lá desde 1998 ???? até quando esta pastoral vai ficar enganado aos pobres coitados que vivem lá sem nenhum respaudo?????