quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Abertura oficial da Semana da Pátria acontece hoje

Semana que antecipa o Grito dos Excluídos vai discutir exclusão social e Direitos Humanos

Está chegando o dia em que se comemora a Independência do Brasil, 7 de setembro. Hoje, dia 28 de agosto de 2008, acontece a abertura da Semana da Pátria, que culmina no conhecido Grito dos Excluídos. Esse 14º Grito, com o tema “Vida em Primeiro Lugar, Direito e Participação Popular”, inspira-se na Campanha da Fraternidade do corrente ano - “Escolher, pois, a vida” - apelando para o respeito aos Direitos Humanos. O protesto, diferente dos anos anteriores, não vai acontecer dia 07, mas sim, dia 05 de setembro.
A Semana da Pátria inicia-se com um debate entorno do tema do Grito, coordenado pelo Dr.Delson Lira com a participação de autoridades que discutem Direitos Humanos no Estado, às 15h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada no Centro de Maceió. Às 19h será realizada uma “Missa pela paz” na Catedral Metropolitana com debate entre autoridades sobre a violência no bairro de Salvador Lira.
De acordo com o membro da organização, Henrique Santos, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), durante a semana “os sindicatos, movimentos e pastorais sociais pretendem debater a exclusão social e a negação dos Direitos Humanos. Esse ano completamos 20 anos da Constituição de 88, na qual alguns Direitos Humanos foram garantidos, mas não são respeitados”.
O Grito dos Excluídos foi criado para denunciar a ilusão da Independência do Brasil. Ele denuncia o contrário: o país não é livre e o povo continua oprimido. Mas reflete também que a população brasileira ainda luta por uma sociedade justa, fraterna e igualitária. O Grito é a voz do povo trabalhador que sofre com o desemprego, taxa de juros, fome e violência em um país onde o latifúndio é maior que as leis, desrespeitando a vida humana.

*Segue o Convite com a programação abaixo.

Maiores informações:
Henrique Santos (CPT) – 9127-5044 / Pe. Rogério (Coordenador das Pastorais Sociais) – 9916-2556
CONVITE

Convidamos toda a sociedade civil a se fazer presente à Abertura Oficial da Semana da Pátria, que marcará o início de uma série de atividades que culminará no Grito dos Excluídos/as que tem como tema este ano “A Vida em primeiro lugar – Direitos e Participação Popular”.
Neste evento primeiro debateremos com autoridades convidadas a exclusão do povo alagoano nos direitos inalienáveis aos seres humanos. Esperamos contar com a presença de todos vocês.


DATA: 28/08/2008 (quinta-feira)
LOCAL: Auditório da OAB – Praça Montepio – Centro de Maceió.
HORAS: 15h


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA:
Dia 28/08 – 15h Abertura Oficial com debate entre autoridades e sociedade no auditório da OAB – Centro, Maceió/AL; Exposição de abertura: Dr. Delson Lira.
18h Missa da Paz na Catedral Metropolitana e logo após debate entre autoridades sobre a violência no bairro do Salvador Lira.
Dia 30/08 – 14h Atividades coordenada pela Pastoral das Favelas na escola Brandão Lima no bairro do Bom Parto. Eixo do dia: Ouvir os Gritos
Dia 31/08 – 09h Atividades a ser realizada pela catequese arquidiocesana no Colégio Nossa Senhora do Amparo no bairro do Farol. Eixo do dia: “Intensificar o trabalho de base”.
Dia 02/09 – 15h Sindicatos farão atividade no antigo Produban – Centro de Maceió. Eixo do dia: Controle Social e Popular.
Dia 03/09 – 14h na Livraria Paulinas: Cáritas, Pastoral da Criança e das Pessoas Idosas. Eixo do dia: Projeto Popular – Poder Popular
Dia 04/09 – Atividade coordenada pela CPT Movimentos Sociais de Luta no Campo (MLST, MTL, MNMTR, MMC e MST) durante todo o dia em Maceió, nas praças Sinimbú e Faculdade. Eixo do dia: Soberania Nacional.
Dia 05/09 – CAMINHADA DO 14º GRITO DOS EXCLUÍDOS/AS no Centro de Maceió. Concentração às 8h na Praça Deodoro.
Dia 06/09 – 15h Grito dos Excluídos/as no município em Messias;
Dia 07/09 – Grito dos Excluídos em Murici.

Pe. Rogério Madeiro

Nenhum comentário: