terça-feira, 5 de agosto de 2008

Índios Xucuru-Kariri exigem negociação com fazendeiro

Os índios Xukuru-Kariri da comunidade Monte Alegre, localizada na zona rural de Palmeira dos Índios, receberam mais uma ameaça contra sua permanência na terra. O antigo proprietário, ex-político indiciado pela Polícia Federal, Val Basílio, acompanhado de um funcionário, visitou ontem as instalações da aldeia Monte Alegre declarando que havia uma liminar no Ministério Público e que a saída dos indígenas daquela região seria questão de poucos dias. As lideranças da comunidade já estão em contato com o Ministério Público e vão hoje, a partir das 15h, à sede da Fundação Nacional do Índio em Maceió, para cobrar providências.
O cacique Chiquinho vem à Maceió acompanhado de outras lideranças trazendo, entre outros, um documento assinado pelo próprio Val Basílio se dispondo a negociar com o Governo Federal as terras em questão. Desde março deste ano, a comunidade passou por um duro processo de luta pela terra, deixando a periferia de Palmeira dos Índios onde viviam, tendo passado pela fazenda Buenos Aires e pela Sementeira da cidade para finalmente chegar ao Monte Alegre, área inclusa no mapeamento da Funai para terras de demarcação.
Outro ponto de reivindicação dos Xukuru-Kariri Monte Alegre é a liberação dos 500kg de sementes diversas destinados à comunidade, que já estão em poder da Funai, mas ainda não foram entregues. Desde que retomaram a extensão de terra denominada Monte Alegre, os indígenas já começaram o cultivo da terra, com apoio do Grupo Agro Ecológico da Ufal, que cedeu alguns equipamentos.
Outras informações:
Rafael Soriano 33255529 / 99168547
Cacique Chiquinho - 99433919

Um comentário:

COMITÊ DO VOTO LIMPO disse...

entre em contato com o comitê do voto limpo de murici alagoas, precisamos nos unir.