terça-feira, 28 de outubro de 2008

10 anos da primeira ocupação acompanhada pela CPT em Alagoas

Flor do Bosque completa 10 anos de luta e resistência em 27 de novembro de 2008

Ontem, dia 27 de outubro, a equipe da CPT - junto à Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) - passou o dia no Assentamento Flor do Bosque.
_
O objetivo da visita foi celebrar os 10 anos de ocupação da área, que acontece dia 27 de novembro de 2008 e também, preparar a comunidade para a 21ª Romaria da Terra e das Águas, a ser realizada nos dias 15 e 16 de novembro. A Romaria desse ano tem o tema “Terra Conquistada: Vida e Fartura Partilhada”, inspirado na luta do povo do Bosque.
_
Pela manhã houve uma celebração onde foi lembrada a história de Santa Clara e seu compromisso junto a São Francisco com a natureza. Durante a celebração, as CEBs tentaram estimular o povo de Flor do Bosque a compreender o real sentido de viver em comunidade, refletindo a importância da união no assentamento. Às 12h houve um almoço partilhado.
_
À tarde, a PJMP fez atividades recreativas com jovens e crianças. Todos pintaram os rostos, brincaram, cantaram e dançaram.







__
___
Em seguida, houve uma missa, celebrada pelo Pe.Alex Cauchi, que relembrou a história da ocupação e falou dos frutos desses 10 anos de luta: 13 assentamentos acompanhados pela CPT/AL, acampamentos antigos como Mumbuca e Bota Velha e, as novas ocupações.

A visita foi encerrada com a exibição do filme Anel de Tucum, uma parábola atual, feita de documentário e de ficção. O filme conta a história de um homem contratado por um grupo de empresários para descobrir quem guia o povo que está se organizando contra a opressão, incomodando os poderosos. O homem, fingindo ser um jornalista, conhece as CEBs, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os movimentos sociais sem-teto, sem-terra, negro e indígena e, por fim, passa a ter outra interpretação da realidade. O Anel de Tucum é utilizado como símbolo de aliança com o povo da fé e da luta.

Esta foi a segunda visita da comemorativa dos 10 anos de luta e resistência do povo do Bosque. A próxima será a 21ª Romaria da Terra e das Águas. A caminhada vai terminar com um café da manhã camponês no assentamento.


Equipe técnica visita acampamentos Flor do Bosque II e III durante atividade


Durante a atividade, a equipe de assistência técnica visitou os acampamentos Flor do Bosque II e III, em especial, uma nova horta em Flor do Bosque II. Para os técnicos, a bela horta mostra o potencial do trabalhador e de seu filho e, com o apoio da assistência, pode servir como um modelo, um exemplo a ser seguido. Pepino, alface, pimentão são alguns dos alimentos já produzidos.










Além disso, a equipe apresentou aos trabalhadores da região de Flor do Bosque o novo técnico da CPT, Agberto Ferreira.

Um comentário:

Beto disse...

Belo texto, tá de parabéns pelo relato, mas tudo isso era pra tá enquadrado em um site. Precisamos caminhar junto...

Agberto