segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Camponeses acompanhados pela CPT ocupam Praça dos Martírios


Aproximadamente 800 trabalhadores rurais vieram exigir do Governo o cumprimento de promessas


Desde o fim da tarde de ontem (23/11), trabalhadores rurais acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) estão ocupando a Praça Floriano Peixoto (Praça dos Martírios), no Centro de Maceió.

Eles vieram de várias regiões do Estado para exigir ao Governo Estadual e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o cumprimento de acordos feitos em reuniões no início do corrente ano. A CPT entregou aos órgãos uma pauta de reivindicações.

As famílias acampadas pretendem ficar em Maceió até conseguirem audiências com o governador Teotônio Vilela Filho e o superintendente do Incra, Gilberto Coutinho. "Nós protocolamos um pedido de reunião com o Governo há cerca de 15 dias e ainda não tivemos resposta. Agora vamos ficar até que aconteça a reunião, para discutirmos questões pendentes", explicou o coordenador estadual da CPT, Carlos Lima.

A demarcação de lotes no Projeto de Assentamento Flor do Bosque, agilização de processos de fazendas ocupadas há muitos anos, a construção de estradas e as licenças ambientais são alguns dos pontos da pauta entregue ao Incra. Já na pauta do Governo de Alagoas, consta a construção de Casas de Farinha em 4 áreas; agilização de outras obras estruturantes dos assentamentos; encaminhamento e ampliação do novo convênio da escola itinerante nos acampamentos; implementação do projeto para abastecimento de água tratada nos novos assentamentos e; a liberação de kits produtivos.

Entre as reivindicações, a construção de estradas nas áreas de reforma agrária e as licenças ambientais se destacam. A falta de estradas é um dos maiores problemas enfrentados pelos assentados para escoar sua produção. E sem o licenciamento ambiental, não há demarcação das terras e os trabalhadores não têm acesso aos créditos produtivos.


    



Maiores informações:     

Carlos Lima (Coordenador Estadual da CPT) – (82) 9127-5773 / Jailson Tenório (Coordenador Estadual da CPT) – (82 9127-2364

Nenhum comentário: