terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Natal dos sem-terra acompanhados pela CPT Alagoas

Um natal diferente dos convencionais é vivenciado pelos camponeses


    Entre 22 e 23 de dezembro de 2008 o natal foi celebrado em áreas acompanhadas pela CPT Alagoas. Foram cerimônias simples, refletindo o real sentido da data comemorativa: o nascimento do menino Jesus. Louvores, agradecimentos, leituras da palavra de Deus e confraternizações fizeram parte dos momentos.

    No dia 22 aconteceu a celebração no assentamento flor do Bosque e nos acampamentos Flor do Bosque I e II, localizados no município de Messias; nos assentamentos Santa Maria Madalena, em União dos Palmares e Joaquim Gomes, e Pe. Alex, em Porto de Pedras. No dia seguinte, aconteceu o natal do acampamento Mumbuca e do assentamento Dom Helder, localizados em Murici e; dos assentamentos Jubileu 2000 e Irmã Dorothy em São Miguel dos Milagres.

    Muitos trabalhadores rurais de outras áreas também participaram das celebrações, a exemplo das pessoas do acampamento Mata Redonda, que participaram do evento no assentamento Irmã Dorothy. Após a celebração as famílias realizaram uma ceia comunitária.

    Diferente do natal que costumamos ver nos filmes estadunidenses e nas nossas cidades, com a figura do Papai Noel estimulando o consumismo, o natal dos camponeses é de reflexão, esperança e fé em vida nova.

 

Nenhum comentário: