terça-feira, 7 de abril de 2009

CPT realiza encontro de formação no sertão

A atividade serviu para refletir sobre as atividades desenvolvidas e as principais conquistas ao longo dos 25 anos da entidade em Alagoas



Por: Helciane Angélica - jornalista


Nos dias 31 de março e 1° de abril, a Comissão Pastoral da Terra de Alagoas promoveu um encontro de formação com lideranças camponesas, no assentamento Navio distante a 15 km da cidade de Água Branca. A atividade integrou as mobilizações comemorativas dos 25 anos da entidade em Alagoas.

Participaram da atividade 45 representantes dos assentamentos "Todos os santos", "Nossa Senhora da Conceição", "Navio", "Serra do Paraíso" localizados no município de Água Branca; e os acampamentos de "Boa Viagem" (Olho D'água do Casado) e "Boa Vista" (Jacaré dos Homens).

A programação foi composta por palestras, debates, grupos de discussão e exibição de documentários. O primeiro dia do encontro, serviu para refletir sobre a história nacional e local da Comissão Pastoral da Terra; os coordenadores presentes destacaram as ações desenvolvidas e as principais conquistas junto aos trabalhadores rurais. No segundo dia, foi oficialmente apresentada a equipe técnica de agropecuários que exibiu slides sobre o trabalho desenvolvido.

De acordo com Heloisa do Amaral, engenheira agrônoma, "o encontro serviu para fortalecer a luta, principalmente, porque muitas pessoas que estavam lá participaram pela primeira vez de um encontro. O ponto forte de mobilização foi sobre a conservação do meio ambiente e os prejuízos das queimadas", destacou.



Nenhum comentário: