quinta-feira, 14 de maio de 2009

Semana da Fraternidade Cristã promove debates entre desembargador, polícia federal e movimentos sociais


Entre os destaques da programação, o desembargador Tutmés Ayran, o superintendente da PF José Pinto de Luna e o presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos Humanos, Everaldo Patriota.



Por: Rafael Soriano - MST/AL


Começou ontem em Atalaia (em Alagoas, a 45km de Maceió) a Semana da Fraternidade Cristã, que reúne nomes importantes da segurança pública em sintonia com os movimentos sociais alagoanos. Todas as noites, de 13 a 15 de maio, o auditório da Câmara Municipal de Atalaia receberá dois debatedores sob o tema geral “Justiça e Paz”, tema da Campanha da Fraternidade em 2009. A iniciativa da Paróquia Padre Arnaldo Bernardo conta com a participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e outros movimentos sociais.

Além do desembargador Tutmés Ayran, do superintendente da PF José Pinto Luna e do presidente do CEDH Everaldo Patriota, a Semana conta ainda com a participação do Pastor Wellington Santos, da Igreja Batista do Pinheiro, Débora Nunes, da Direção Nacional do MST e Jorge Venerando, presidente do Sindicato dos Policiais Federais. O evento coloca em questão o papel do Poder Judiciário no combate ao crime, à corrupção e promoção de direitos humanos, além das demandas dos movimentos sociais do campo e da cidade sobre a Justiça.

A Campanha da Fraternidade deste ano traz o tema da “Fraternidade e Segurança Pública”, impulsionando o debate sobre a justiça e a paz. A iniciativa da Semana da Fraternidade Cristã em Atalaia-AL vem num momento em que os movimentos sociais do campo aguardam uma resposta da Justiça sobre o Habeas Corpus para Valdemir Augustinho do MTL, condenado por uma ocupação na antiga Usina Peixe, em Flexeiras-AL.


Veja abaixo a programação da Semana da Fraternidade Cristã:


13/05 – Mesa de Abertura “Justiça e Paz”


Debatedores:

José Pinto Luna – Superintendente da Polícia Federal em Alagoas
Jorge Venerando – Presidente do Sindicato dos Policiais Federais, representando o Movimento Social Contra a Corrupção


14/05 – Mesa “Campo e Cidade em busca de Justiça e Paz”


Debatedores:

Débora Nunes – Direção Nacional do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Pastor Wellington Santos – Igreja Batista do Pinheiro


15/05 – Mesa “O papel do judiciário no combate ao crime, à corrupção e na promoção dos direitos humanos”


Debatedores:

Tutmés Ayran – Desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas
Everaldo Patriota – Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos


Todos os eventos serão realizados no auditório da Câmara Municipal de Atalaia, a partir das 19h.

Nenhum comentário: