quinta-feira, 11 de junho de 2009

Multidão prestigia a 2ª noite cultural da feira camponesa




Texto e fotos: Helciane Angélica - jornalista


A segunda noite cultural da 10ª Feira Camponesa foi uma festa! Pessoas das mais diversas faixas etárias e classes sociais foram prestigiar as apresentações artísticas.

Malaquias do Forró foi o primeiro grupo a subir no palco e trouxe o autêntico forró pé de serra, que incentivou vários casais a remexer o corpo. O grupo tem apenas cinco anos de trajetória, mas já tem três CDs gravados e sete músicas próprias, sendo a mais popular, “Alagoas querida”, composta por Bily do forró.


A denominação do grupo possui duas versões, a primeira eles afirmam que era um sobrenome de uma família tradicional e colocaram por achar interessante; a outra versão refere-se a um termo popular “malaquias”, que dar-se ao homem esperto, malandro, sagaz, etc.

Na sua formação encontram-se Tota e Magal Junior (acordeon), Thiago (contra-baixo), Túlio (bateria), Bily (vocal e triângulo) e Mário (zabumba). Dentre as influências musicais estão: Luiz Gonzaga, Petrúcio Amorim, Flávio José e outros.

Logo após, foi a vez do Xote.com se apresentar, formado a sete anos, possui um CD gravado e o próximo está previsto para ser lançado no início de 2010. O grupo estilizado é mais conhecido pelo grande público, inclusive, já teve a oportunidade de mostrar seu trabalho nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, além de várias cidades do interior de Alagoas.


Com uma postura mais eclética e ousada, tudo o que eles gostam de ouvir é transformado em música nordestina, independente, do ritmo musical. Além dos cantores tradicionais como Luiz Gonzaga e Dominguinhos; no repertório tem Djavan, Jorge Vercilo, Exaltasamba, Cordel do Fogo Encantado e outros.

O Xote.com é formado por oito integrantes: Cícero (sanfona), Serginho (percussão e voz), Rafael Lira (contra baixo), Junior Haroldo (zabumba), Ronalsso Cirino (percussão); além dos irmãos Jaques, Elton e Igor Setton, respectivamente tocando o violão, cavaco e triângulo.

A Feira Camponesa é promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) e termina nesta quinta-feira (11), com a apresentação do trio de forró Nó Cego e Pinóquio do Acordeon, respectivamente, às 19 e 21h. Para animar o encerramento do evento também terá um bingo de um carneiro realizado no intervalo entre as atrações.

Nenhum comentário: