quinta-feira, 11 de junho de 2009

Coco de roda é uma das atrações da feira camponesa



Texto e fotos: Helciane Angélica - Jornalista



O Grupo Cultural Forró Matutino pela primeira vez participou da Feira Camponesa, organizada pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas. Aconteceu nesta quarta-feira (9) a apresentação do tema “Balé folclórico Zumbi dos Palmares”, escolhido para ser demonstrado nos concursos dos festejos juninos.

Na apresentação, foram cantadas músicas tradicionais do coco alagoano, composições próprias e os clássicos do forró. O grupo busca resgatar a cultura genuinamente alagoana possui um formato diferenciado, mas sem perder a originalidade.

De acordo com o coordenador geral, José Nascimento conhecido por Déu (foto), o forró matutino tem uma vestimenta diferenciada, onde os integrantes representam ícones nordestinos, como: folclore, guerreiro alagoano, mulher rendeira, artesãos, peões de boiadeiro, Maria bonita e Lampião.

Há 17 anos, o grupo atua no bairro do Prado em Maceió, e conta com a participação de 22 integrantes, todos oriundos de escolas públicas. Dentre as atividades que desenvolvem estão o coco de roda, xaxado, xote, quadrilha junina e a dança da fita. O trabalho já foi apresentado nos estados da Paraíba, Sergipe e no interior de Alagoas.

A feira camponesa tem como objetivo apresentar a produção dos assentamentos da reforma agrária acompanhados pela CPT-AL e divulgar o talento de artistas locais.

Nenhum comentário: