segunda-feira, 8 de junho de 2009

Feira Camponesa: Alimentos saudáveis e cultura regional em evidência


O público terá acesso a produtos agrícolas sem agrotóxicos oriundos de assentamentos da reforma agrária e prestigiará o talento de artistas locais


Por: Helciane Angélica - Jornalista


Nos dias 09 a 11 de junho, acontecerá a 10ª Feira Camponesa – Produzir, Colher e Repartir na Praça da Faculdade em Maceió. O evento existe há cinco anos, é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL), ressalta a importância da cultura camponesa e busca impulsionar a comercialização de produtos ecologicamente corretos e socialmente justos.

A praça, será preenchida com 100 barracas e uma casa de farinha, onde a população poderá adquirir alimentos frescos, sem agrotóxicos e com preços acessíveis oriundos de assentamentos da reforma agrária localizados no sertão, zona da mata e litoral. Os organizadores pretendem comercializar aproximadamente 150 toneladas de alimentos, como: banana, macaxeira, laranja, abóbora, milho, abacaxi, melancia, batata, feijão de corda, fava, dentre outros.

As feiras camponesas já entraram no calendário cultural de Alagoas, já que também busca revenciar o trabalho de artistas locais. Durante as três noites artísticas, o público se renderá ao forró pé de serra que será apresentado pelo Trio de forró Nó Cego, Joelson dos Oito Baixos, Malaquias do forró, Xote.com e Pinóquio do Acordeon. Para animar a festa de encerramento, também terá um bingo de um carneiro.

A atividade vem se destacando pelo trabalho apresentado e a integração que proporciona entre os trabalhadores rurais e a cidade. O sucesso do evento deve-se também ao apoio do Governo de Alagoas, Banco do Nordeste e Misereor – instituição católica alemã. Entrada franca!


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

09/06/09 (terça-feira)

14h30 – Abertura oficial
19h00 – Trio de forró Nó Cego
21h00 – Joelson dos Oito Baixos

10/06/09 (quarta-feira)

19h00 – Malaquias do forró
21h00– Xote.com
11/06/09 (quinta-feira)

19h00 – Trio de forró Nó Cego
20h40 – Bingo de um carneiro
21h00 – Pinóquio do Acordeon


Nenhum comentário: