segunda-feira, 8 de junho de 2009

Feira Camponesa inicia nesta terça-feira com a presença de autoridades



Por: Helciane Angélica - Jornalista



Nesta terça-feira (9) acontecerá a partir das 14h30, a solenidade de abertura da 10ª Feira Camponesa – Produzir, Colher e Repartir, na Praça da Faculdade em Maceió. Até o dia 11 de junho, estará em destaque a importância da cultura camponesa, com a comercialização de produtos ecologicamente corretos e socialmente justos.

Estarão presentes os integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL), técnicos agrícolas, lideranças dos movimentos sociais e autoridades diversas, como: o presidente do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Geraldo de Majella; o secretário estadual de Agricultura, Jorge Dantas; e o Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho.

Na ocasião, terá a mística de abertura conduzida pelas irmãs Cícera Menezes e Elisabeth Raimundo que farão um momento de oração juntamente com os trabalhadores rurais; será realizada a leitura do Evangelho (Mateus - Capítulo 13, 1-9), que relata a parábola do semeador. Também serão cantados os hinos da Reforma Agrária e da Feira Camponesa. Logo após, serão executados os pronunciamentos oficiais e a benção do padre Alex Cauchi.

Para garantir um bom atendimento foi montada uma infra-estrutura com praça de alimentação, banheiros químicos, palco e barracas. Estarão participando da atividade cerca de 100 feirantes oriundos de 20 assentamentos da reforma agrária localizados no sertão, zona da mata e litoral.

O projeto existe há cinco anos, é uma iniciativa da CPT-AL e conta com o apoio do Governo de Alagoas, Banco do Nordeste e Misereor – instituição católica alemã. O horário de funcionamento da feira acontece das 6 às 23h, a entrada é franca.

Nenhum comentário: