quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Técnicos Agrícolas participam de seminário sobre PAA

Por: Helciane Angélica – Jornalista / CPT-AL


Nos dias 20 e 21 de agosto, o Hotel Praia Dourada no município de Maragogi (AL) sediará o seminário "PAA - Desafios e Possibilidades". A Comissão Pastoral da Terra de Alagoas confirmou a sua participação e será representada pela engenheira agrônoma Adriane Pinto e os técnicos agrícolas Agberto Ferreira e Fábio Calado.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Agricultura Familiar é também conhecido como "Compra Direta", trata-se de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), as prefeituras e os governos dos Estados. Tem como objetivo estimular a produção agropecuária oriunda de agricultores familiares, estimular a compra dos alimentos produzidos por eles e garantir a doação para entidades socioassistenciais que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar.

O evento busca aprofundar as informações sobre o PAA e sua efetivação; proporcionar a troca de experiências entre os trabalhadores rurais e instituições; além de promover o desenvolvimento local de forma sustentável e solidário. É realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL), o Governo Federal e a Prefeitura de Maragogi; também conta com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), MST, CPT, MLST e MTL.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

20/08/09 (quinta-feira)

09h00: Abertura
10h00: Apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - CONAB/AL e INCRA/AL
11h30: Debate
12h30: Almoço
14h00: Apresentação de experiências exitosas do PAA de outros Estados
17h00: Encerramento

21/08/09 (sexta-feira)

09h00: Apresentação do diagnóstico da produção dos assentamentos da região norte - COATES / CPT / ZUMBI / NATURAGRO
11h00: Debate
12h00: Almoço
14h00: Oficina de treinamento para preenchimento de proposta do PAA (PAA net) - CONAB/AL e INCRA/AL. Sede da OAB Maragogi.
Mesa redonda com instituições parceiras para discutir crédito e renegociação de dívidas dos assentados - BNB / BB/ CONAB-AL / INCRA-AL / SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA
17h00: Coffee Break de encerramento

Nenhum comentário: