sábado, 12 de setembro de 2009

1ª Parada pedagógica reúne educadores em Maceió


Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT


Nos dias 11 e 12 de setembro, a Comissão Pastoral da Terra de Alagoas promoveu a 1ª Parada Pedagógica com as educadoras que atuam nos assentamentos e acampamentos apoiados pela instituição. A atividade foi realizada em uma das salas do Seminário Arquidiocesano de Maceió, e serviu para avaliar a metodologia pedagógica e desenvolver um novo modelo de organização.

A programação teve início com a leitura coletiva sobre o texto "Aprender a aprender"; dinâmicas de integração e troca de experiências, além de explanações sobre a elaboração de um relatório simples. Também contou com a participação da engenheira agrônoma, Heloisa Amaral, que reforçou a importância de trabalhar nas salas de aula as unidades de medidas diretamente ligadas ao cotidiano do campo (ex: quilograma, tarefas, hectares).

A coordenadora pedagógica, Michelle Passos, entrou na CPT há um mês e vem contribuindo com mudanças positivas para a equipe de educação. "Esse é o nosso primeiro momento de estudo e de capacitação, e é extremamente importante para avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas e se reciclar. O objetivo final é melhorar o processo educacional", afirmou.

Ao todo, são oito educadores que atuam nas escolas itinerantes e no Programa Alfabetização Solidária (Alfasol), na zona da mata, litoral e sertão alagoano. Todos terão que realizar avaliações constantes sobre as aulas e o desempenho dos alunos; além de elaborar o plano de aula organizado e apresentar um relatório no final de cada mês.

Nenhum comentário: