sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Equipe técnica passa por capacitação


Por: Helciane Angélica - jornalista/CPT


Técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos que prestam serviço para a Comissão Pastoral da Terra em Alagoas, tiveram nesta sexta-feira (11.09) um curso de capacitação na sede da instituição, com o técnico do Banco do Nordeste, Fernando Antonio Torres.

O encontro serviu para esclarecer as principais dúvidas sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), processo de financiamento e avaliação de melhorias nos projetos.


PRONAF

O Pronaf é um programa do Governo Federal criado em 1995, que atende de forma diferenciada os mini e pequenos produtores rurais.
Tem como objetivo o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, para proporcionar o aumento de renda e agregar valor ao produto e à propriedade.

O assentamento passa por várias etapas para garantir melhorias na organização e produção agropecuária. Após a certificação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), os agricultores recebem o crédito inicial de financiamento, as casas de alvenaria são construídas, e depois tem o fomento para a aquisição de ferramentas e animais. O Pronaf só pode ser adquirido após a execução do Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA).


Nenhum comentário: