quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Governo intensificará fiscalizações no Rio São Francisco

IMA, Ibama e Polícia Ambiental receberam viaturas doadas pelo governo Federal

Um convênio de cooperação entre Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) vai possibilitar a intensificação das ações de fiscalização em toda extensão do Rio São Francisco em Alagoas. Na tarde de quinta-feira (24) uma solenidade marcou a entrega de duas viaturas ao IMA e ao BPA que ajudarão nas ações.

A partir de agora, a fiscalização nesta região vai ser feita de forma conjunta e será mais consistente, segundo afirmou o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge. “Agora poderemos dar resposta com mais agilidade às denúncias de desmatamento ambiental naquela área. Teremos uma base na região, que será o ponto de apoio para todas as ações desencadeadas na recuperação e proteção ao meio ambiente em todo território alagoano da Bacia do Rio São Francisco”, salientou o presidente do IMA.

A presidente do Ibama, por sua vez, salientou que a entrega das viaturas vai ajudar a realização do sonho de todo alagoano, que é a revitalização do Rio São Francisco. “São inúmeras famílias que vivem do rio e para o rio. Mas infelizmente o Velho Chico sofre muitas ações de desmatamento, como assoreamento e devastação da mata ciliar. Agora, IMA e Ibama em parceria com o BPA poderão agir com mais eficiência na recuperação do rio”, contou Sandra Menezes.

Ela explicou, ainda, que as ações de fiscalização vão se basear no combate às queimadas nas matas ciliares, na piscicultura, no assoreamento e contra a poluição. Sandra Menezes ainda ressaltou que o monitoramento também compreende um trabalho de educação ambiental e de orientação aos infratores.

As ações de fiscalização receberão ainda um aporte de R$ 70 mil, para compra de equipamento como GPS, computadores e câmeras fotográficas que serão utilizados pelos fiscais durante o trabalho.

Presente na solenidade de entrega das viaturas, o governador Teotonio Vilela Filho, salientou que as ações de governo são constituídas por parcerias como esta e que a colaboração do governo federal com a entrega das viaturas é muito bem vinda, principalmente neste momento em que o Estado está focado num desenvolvimento ético e sustentado, onde a preservação e a proteção ao meio ambiente são essenciais. “A parceria solidifica nossa ideia de desenvolvimento sustentável. Acredito que é possível alcançarmos o desenvolvimento econômico, respeitando o meio ambiente”, ressaltou o governador.

As ações de fiscalização serão desencadeadas em dez municípios, localizados em 208 km da região do Baixo São Francisco - de Piaçabuçu a Delmiro Gouveia. Segundo o representante nacional do Ibama Victor Kaniak, que fez a entrega dos veículos em Alagoas, o Instituto pretende reforçar os trabalhos entre estados e municípios para atuar de forma mais homogênea no combate ao desmatamento das matas ciliares e da poluição do Rio São Francisco. “Nossa intenção é revitalizar o rio e com este convênio, esse objetivo será alcançado mais rapidamente, intensificando as ações de fiscalização do governo federal”, destacou.

Fonte: Flávia Batista e Cadu Epifânio – IMA/AL

Nenhum comentário: