segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Juiz da Vara Agrária visita acampamentos da CPT

Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT
Fotos: Jailson Tenório / CPT


Pela primeira desde o início da sua gestão, o Juiz Ayrton Tenório, da Vara Agrária, foi conferir de perto a realidade dos agricultores e agricultoras acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas (CPT-AL). Na última quarta-feira (23/09), além do juiz, integrantes do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar e representantes da Usina Utinga Leão estiveram presentes nos acampamentos Gitirana e Baixa Funda, localizados no município de Messias.

Os dois acampamentos abrigam ao todo 190 famílias e estão em terras que pertecem à Usina - a ocupação na Baixa Funda, no dia 19 de junho e o de Gitirana ocorreu no dia 07 de setembro. Os trabalhadores rurais que estão morando e produzindo na área, foram assalariados da cana e durante muito tempo sofreram com as condições indignas de trabalho. Na ocasião, ocorreu uma conversa com os agricultores e os visitantes conheceram a produção agrícola diversificada.

O encontro foi encerrado de forma amigável e foi agendada uma audiência para o dia 08 de outubro (quinta-feira) às 9h, na sede da Vara Agrária em Maceió. A pauta discutirá as áreas ocupadas por trabalhadores que recebem o apoio da CPT - os acampamentos Gitirana, Baixa Funda, Esperança e Oriente - todas em terras da Usina Utinga Leão em Messias.

Confira algumas fotos da visita:





















Nenhum comentário: