quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Vozes da Terra – lutas e esperanças dos Sem Terra


Será lançado na próxima quinta-feira (03/09), às 19h, no restaurante Carpe Diem o livro Vozes da Terra, lutas e esperanças dos sem terra


O livro é uma produção historiográfica a respeito da questão agrária brasileira, nos anos 90 do século XX. Contudo, independente da época em que sua leitura seja realizada, ela possibilita ao leitor deslindar as muitas mazelas do mundo rural brasileiro daqueles anos e suas reconfigurações reafirmando que o presente e o porvir guardam suas raízes no passado.

As reflexões apresentadas no livro pela professora da UnB, Cleria Botelho são imersões nos resultados de uma cuidadosa pesquisa de campo realizada em um assentamento de trabalhadores rurais sem terra, no Mato Grosso do Sul, na vizinhança com o Paraguai.

A grande inquietação da pesquisa foi apreender, buscar os significados, os sentidos dos trabalhadores rurais sem terra deixarem seus Estados de origem e aliarem-se a um movimento de luta pela terra, sofrerem violências físicas e simbólicas, mau tratos e muitos deles perderem a própria vida. Todavia, a despeito de todas essas mazelas, muitos dos que sobrevivem continuam nessa luta coletiva pela terra. O livro não apresenta respostas prontas, definitivas para a indagação, mas lança algumas pistas para o leitor pensar sobre a questão.


Título - Vozes da Terra – lutas e esperanças dos Sem Terra

Autora - Cleria Botelho da Costa – professora de Departamento de História da Universidade de Brasília
Editora da Universidade Federal de Uberlândia
Data do lançamento – 03 /09 /2009
Local – Carpe Diem – a partir das 18h30
Informações - (61) 8425.3530


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: