segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CPT instala Prêmio José Silvestre Ferreira de Melhores Produtores

A equipe técnica escolheu uma família em cada região para ser homenageada


Texto e fotos: Helciane Angélica – Jornalista/CPT


A Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) inova mais uma vez, agora, com a criação do Prêmio José Silvestre Ferreira de Melhores Produtores, que reconhece o trabalho e a diversidade agrícola dos assentados e assentadas que acompanham. O prêmio ocorreu no dia 16 de outubro, na última noite cultural da 11ª Feira Camponesa, e contou com o patrocínio da Secretaria Estadual de Agricultura de Alagoas (Seagri).

Neste ano, foram três homenageados, um em cada área: Marineide Maria de Mendonça (litoral norte), Silene dos Santos Gomes Rodrigues (sertão) e Antônio Batista da Silva (zona da mata), que receberam respectivamente um kit de irrigação, máquina ensiladeira e equipamento para a prática da apicultura.

A engenheira agrônoma Heloísa Amaral, coordenadora da equipe técnica, explicou que foram definidos critérios rígidos de seleção, como a garantia de uma produção agroecológica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos; integração e respeito ao meio ambiente; envolvimento da família no lote; e participação nas deliberações do assentamento.

O prêmio recebe o nome de um assentado que fez história na luta pela reforma agrária, e em 2010 também acontecerá em outubro, onde a disputa promete ser mais acirrada, pois terá apenas 1 (uma) família ganhadora. As regras continuarão as mesmas e com a indicação de representantes de todas as áreas, mas no final terá um sorteio.

Os equipamentos fornecidos irão contribuir ainda mais para o trabalho realizado e que é apresentado nas feiras agrárias. “Vocês orgulham a CPT e sem vocês a CPT não existiria”, exaltou Carlos Lima, historiador e coordenador estadual.




Nenhum comentário: