sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Festa no litoral norte pelos 25 anos da CPT



Texto e fotos: Helciane Angélica – Jornalista/CPT


Na quinta-feira (29.10), os trabalhadores e trabalhadoras rurais comemoraram os 25 anos da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas e os 10 anos de resistência no litoral norte. A programação teve início com uma missa de ação de graças na Igreja São José, no povoado da Laje em Porto de Pedras, celebrada pelo Padre Alex Cauchi.

Na ocasião, foi realizada uma retrospectiva das ações desenvolvidas pela pastoral social que é interligada à Igreja Católica. O padre destacou ainda que existem muitas pessoas ligadas a outras religiões e instituições diversas que ajudam na luta pela reforma agrária. Também fez críticas aos religiosos que só aparecem nos assentamentos depois que está tudo organizado. Mas, no processo de conflito, de disputa pela terra e de maior sofrimento que são nos acampamentos ninguém aparece, inclusive, na sua maioria criticam.

Acredito em Deus que criou a vida, a luta e a terra para todos. Vamos pedir a Deus para a gente continuar lutando e não sofrer nenhum tipo de escravidão e para ter não só direito a terra e sim dignidade, ter professores que acreditem na reforma agrária, saúde de qualidade para todos (...) Se não lutar, o bom destino não chega”, afirmou Alex.

Após a conclusão da missa, todos os presentes foram até a rua dialogar com a população. Na caminhada embaixo do sol escaldante, foram percorridos 6 km até a praça Santo Antônio em São Miguel dos Milagres, teve panfletagem, músicas temáticas e pronunciamentos sobre a trajetória da CPT no Estado, além de condenar a concentração de terras e a exploração dos agricultores. A atividade foi encerrada com um almoço coletivo.

Confira algumas fotos da comemoração:


Nenhum comentário: