terça-feira, 10 de novembro de 2009

Agricultores discutem cooperativismo na Barra de São Miguel

Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT


Inicia hoje (10.11) e segue até quinta-feira o IV Encontro das Diretorias das Associações dos Assentamentos que são acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas, no balneário do Sindprev, próximo à AL101-Sul, localizado no município da Barra de São Miguel.

O evento reunirá cerca de 40 participantes oriundos de dois acampamentos e dos 15 assentamentos e da zona da mata, litoral norte e sertão alagoano. Realizado duas vezes ao ano, tem como principal objetivo promover o intercâmbio entre os trabalhadores rurais, avaliar a produção agrícola, discutir melhorias estruturais nas áreas e outras demandas.

Nesta edição, o tema central será o cooperativismo, que de acordo com o Dicionário Aurélio é uma “sociedade ou empresa constituída por membros de determinado grupo econômico ou social, que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade econômica”. No Brasil, a cultura da cooperação teve início durante a época da colonização portuguesa e prosperou com a mobilização do Movimento Cooperativista Brasileiro surgido no final do século XIX, estimulado por funcionários públicos, militares, profissionais liberais e operários, para atender às suas necessidades – atualmente vem ganhando força na zona rural.

Segundo Heloísa Amaral, engenheira agrônoma e coordenadora da equipe técnica da CPT-AL, o encontro “é um processo de formação para as diretorias que atuam nas áreas da reforma agrária. Surgiu por causa do nosso sonho em realizar uma central dos assentamentos, que agora está evoluindo para a instalação de uma cooperativa”, afirmou.

A Companhia Energética de Alagoas (Ceal) também foi convidada para participar e prestar alguns esclarecimentos, principalmente, sobre os setores de Eficiência Energética, Comercial e o Programa “Luz para todos”. Ainda estarão presentes os técnicos agrícolas e os agentes pastorais, que coordenarão as atividades.



PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Terça-feira – 10/11/09
11h00 Acolhida
12h00 Almoço
14h00 Avaliação da situação das Associações com Trabalho em Grupos e exposição.
16h30 Discussão sobre créditos em geral (Apoio Inicial, Fomento, Construção, PRONAF).
18h30 Jantar.
19h30h Apresentação de vídeos, discussão de Sistemas agroflorestais e outras alternativas de renda.

Quarta feira – 11/11/09
07h00 Café
07h30 Oração e Mística
08h00 Abertura da discussão sobre Cooperativismo: Esclarecimentos e encaminhamento dos Trabalhos de Grupo (TG).
08h30 Trabalho em Grupo: discussão sobre como funcionará a rotina da Cooperativa, áreas de atuação, diretoria, conselho fiscal, proposta de cotas-partes.
10h30 Apresentação do Trabalho em Grupo e discussão.
12h00 Almoço
14h00 Programação CEAL: 1- Apresentação da programação executada e agendada; 2- Apresentação da Tarifa Verde; 3- Apresentação de vídeo; 4- Abertura para esclarecimentos gerais.
18h30 Jantar
19h30 Apresentação de vídeos.
20h30 Confraternização

Quinta-feira – 12/11/09
07h00 Café
07h30 Oração e Mística
08h00 Continuação da discussão sobre Cooperativismo: Encaminhamentos práticos.
10h00 Avaliação do Encontro
11h30 Encerramento
12h00 Almoço

Nenhum comentário: