quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Iteral entrega kits de irrigação à CPT

Cada equipamento tem capacidade de irrigar uma área de 500 m² e é indicado para o cultivo de frutas e hortaliças


Texto: Nicolas Braga
Foto: Neno Canuto


O bairro Salvador Lyra foi o escolhido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Alagoas para estrear a ação itinerante da Feira Camponesa nos Bairros de Maceió. Instalada em frente à igreja São Paulo Apóstolo, a feira começou a funcionar nesta quinta-feira (19) e segue até sexta (20). Com o lema Plantar, Colher e Repartir, o objetivo dos organizadores é evidenciar a cultura camponesa e promover a integração entre as famílias camponesas e a população urbana.

Ao todo, são quinze feirantes comercializando alimentos de qualidade, livres de agrotóxicos e a preços acessíveis. Dentre os produtos ofertados é possível encontrar feijão, macaxeira, banana, laranja, mel do sertão, rapadura, inhame, abacaxi e verduras. Uma casa de farinha também foi instalada na feira e os visitantes podem se deliciar com as tapiocas, beijus, pé-de-moleque, além da própria farinha, tudo produzido de maneira artesanal e na hora.

Inclusive, para prestigiar essa ação da CPT, o diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Geraldo de Majella, visitou a feira camponesa, consumiu alguns produtos e aproveitou a ocasião para entregar quatro kits de irrigação ao coordenador estadual da CPT, Carlos Lima.

De acordo com Majella, cada kit tem a capacidade de irrigar uma área de até 500 m² e são apropriados para o cultivo de hortaliças e algumas frutas. “A nossa expectativa é que os assentados beneficiados com essa tecnologia possam produzir mais alimentos de qualidade, aumentando assim, sua renda. Esse é o nosso principal objetivo”, salientou Majella.

Para Carlos Lima, os kits além de proporcionar um aumento da produtividade e da renda dos assentados, também irão melhorar a qualidade de vida, uma vez que os beneficiados passarão a se alimentar melhor.

O local onde cada kit será instalado também já foi definido. “Um dos kits vai para o assentamento Jubileu 2000, em São Miguel dos Milagres, outro irá para o assentamento Irmã Dorothy Stang, em Porto de Pedras. O assentamento Flor do Bosque, em Messias, também receberá um dos kits e, por fim, será instalado um no assentamento Todos os Santos, em Água Branca”, explicou Carlos.

O horário de funcionamento da Feira Camponesa é das 6h às 20h. O evento também faz parte da comemoração aos 25 anos da CPT em Alagoas e servirá para divulgar a 22ª Romaria da Terra e das Águas, que acontecerá no dia 29 de novembro, a partir das 8h, no Salvador Lyra. Além disso, na sexta-feira (20) será lançada oficialmente a Feira Camponesa no município de Japaratinga. As barracas ficarão, até sábado (21), na Praça das Candeias, em frente à igreja Matriz, das 16h às 20h.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário: