sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CPT recebe apoio do Governo de Alagoas em 2010

O compromisso foi firmado durante reunião nesta sexta-feira pela manhã no Palácio República dos Palmares

Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT


Nessa sexta-feira (15.01) os coordenadores da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas foram recebidos pelo Secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado e a assessora especial Celina Peixoto no Palácio República dos Palmares em Maceió-AL. A reunião teve como objetivo buscar apoio para as ações mais importantes da CPT-AL em 2010.

O encontro serviu para firmar o compromisso do Governo de Alagoas com a pastoral social que defende os direitos dos trabalhadores rurais, além de dar tempo para organização das demandas. “O Governo do Estado tem demonstrado o interesse em apoiar as ações da CPT, principalmente as feiras camponesas que servem para escoar a produção agroecológica dos acampamentos e assentamentos da reforma agrária. Esse projeto é um dos mais importantes da CPT em Alagoas, porque valoriza o trabalho dos pequenos agricultores e também combate a venda dos produtos com preço abaixo da realidade para os atravessadores”, destacou Carlos Lima, historiador e coordenador estadual.

Dentre as pautas do encontro que receberam respostas positivas, estiveram: apoio no lançamento da Campanha da Fraternidade do Regional Nordeste II (AL, PE, PB e RN) que acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro; a garantia da infra-estrutura necessária para o deslocamento dos produtos agrícolas para as feiras camponesas nos meses de julho e outubro na praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade) em Maceió; a liberação de um ônibus que levará a delegação alagoana para o III Congresso Nacional da CPT em maio, que discutirá o tema “Biomas, territórios e Diversidade Camponesa” em Montes Claros (MG).

Outros pontos de discussão serão analisados com mais atenção e a Direção da CPT aguarda o posicionamento. Na oportunidade, também ocorreu o convite destinado ao governador Teotonio Vilela Filho e comitiva, para o aniversário da assentada Maria Albertina da Silva que completará 110 anos na próxima terça-feira (20), que mora no assentamento Margarida Alves em Maragogi. Na programação festiva encontra-se uma missa de ação de graças e um almoço coletivo entre os agricultores, coordenadores e convidados.

Nenhum comentário: