quarta-feira, 24 de março de 2010

Agricultores participam de reunião no Palácio do Governo

Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT-AL


As 71 famílias camponesas dos assentamentos Quilombo dos Palmares e Jubileu 2000, que recebem o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) reivindicam desde o ano passado a melhoria das estradas e a recuperação das pontes que dão acesso a cidade de São Miguel dos Milagres no litoral norte de Alagoas. Hoje (24.03) às 15h, representantes das áreas participarão de uma reunião na sala de imprensa, no Palácio República dos Palmares em Maceió.

Também estarão presentes o superintendente estadual do Incra, Gilberto Coutinho; Marcos Bezerra, Ouvidor Agrário Estadual; Macos Vital, presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER); a assessora do Gabinete Civil, Celina Peixoto; e coordenadores da CPT.

Atualmente, a comercialização dos produtos agrícolas está sendo prejudicada porque as pontes feitas com toras de coqueiro estão quebradas, a estrada tem muitos buracos e os caminhões que fazem o frete não conseguem chegar ao local. Além disso, os moradores têm que andar várias horas para ter acesso aos postos de saúde e até a escola, inclusive, os alunos que estudam à noite arriscam as suas vidas porque não existe transporte público.

O encontro é resultado da mobilização que teve início ontem, após o dia todo de ocupação na prefeitura do município. Cerca de 30 trabalhadores rurais ainda estão no local para pressionar as autoridades, já que o inverno se aproxima e os problemas tendem a se agravar. Caso a situação não seja resolvida, eles permanecerão no prédio por tempo indeterminado.

Nenhum comentário: