terça-feira, 23 de março de 2010

Agricultores permanecem com ocupação

Os trabalhadores rurais continuarão ocupando a Prefeitura de São Miguel dos Milagres em busca de melhorias nas estradas de acesso dos assentamentos até à cidade.


Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT-AL


Cerca de 30 trabalhadores rurais estão ocupando a Prefeitura de São Miguel dos Milagres desde às 9h desta terça-feira (23.03). Eles recebem o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) e reivindicam a melhoria das estradas, que ligam os assentamentos Quilombo dos Palmares e Jubileu 2000 à cidade. As 71 famílias assentadas sofrem com as más condições de acesso e a situação se agrava durante o período chuvoso.

A comercialização dos produtos agrícolas está sendo prejudicada porque uma das pontes está quebrada, a estrada tem muitos buracos e os caminhões que fazem o frete não conseguem chegar ao local. Além disso, os moradores têm que andar várias horas para ter acesso aos postos de saúde e a escola, inclusive, os alunos que estudam à noite arriscam as suas vidas porque não existe transporte público.

Segundo o prefeito Adalberto Paiva as exigências estavam fora do seu alcance. Ele afirmou que o transporte para os doze alunos do horário noturno tem que ser garantido pelo Governo, pois eles estudam na Escola Estadual. Em relação aos recursos destinados para a execução das obras, deixou bem claro que os agricultores deveriam ocupar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL) porque o órgão que afirmou no ano passado a existência de 410 mil reais.

Para pressionar uma resolução imediata das autoridades, os agricultores vão dormir no local e amanhã às 15h, participarão de uma reunião no Palácio República dos Palmares em Maceió, com a presença do superintendente estadual do Incra, Gilberto Coutinho, representantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e coordenadores da CPT.

Nenhum comentário: