quarta-feira, 17 de março de 2010

Agricultores se preparam para audiência com Ouvidor Agrário Nacional

A atividade faz parte da mobilização em defesa das famílias camponesas que vivem há dois anos na Fazenda Boa Esperança em Major Isidoro, que possui várias irregularidades


Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT-AL


Cerca de 60 agricultores sertanejos que recebem o apoio da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas vieram à Maceió participar de uma audiência especial na Vara Agrária. Eles representam as 28 famílias camponesas que moram há dois anos na Fazenda Boa Esperança em Major Izidoro, cujo proprietário é o Deputado Federal, Benedito de Lira (PP/AL).

Na ocasião, o Ouvidor Agrário Nacional, Gercino Filho, ouvirá os representantes das famílias camponesas que estão sendo intimidadas na fazenda e buscam a suspensão da reintegração de posse. Também foram convocados o Ouvidor Agrário Estadual; o Superintendente do Incra/AL, Gilberto Coutinho; a Procuradora Regional do Incra, Sandra Carvalho; a Chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Incra, Katiúcia Mendes; e o Deputado Federal Benedito de Lira (PP/AL) que é o proprietário do imóvel.

Nos dias 04 e 05 de março, trabalhadores rurais de várias partes de Alagoas participaram de um ato em solidariedade às famílias camponesas, a ação ocorreu em Maceió, teve caminhada, ocupação nos prédios do Incra e visita na Vara Agrária. A Coordenação da CPT denuncia que a inoperância do órgão federal intensificou o conflito agrário, mesmo com o laudo oficial que as terras estavam improdutivas, não tomou as providências necessárias. Caso seja oficializada a reintegração de posse no dia 25 de março, essas famílias não têm para onde ir e a situação ficará ainda mais delicada.

Nenhum comentário: