sábado, 20 de março de 2010

Camponeses terão que ir para outra área

Após dois dias de mobilização em Maceió, os representantes das 28 famílias camponesas estiveram ontem à tarde (19.03) em mais uma audiência na Vara Agrária de Maceió. Após muito desgaste e negociação, foi acertado que os agricultores voltassem para a Fazenda Boa Esperança, mas no dia 10 de abril serão transferidas para a Fazenda São Félix, também localizada no município de Major Izidoro.

Outros acordos foram firmados como:

1. O INCRA fará o levantamento sobre a lavoura, criação de animais e dos trabalhos (reforma de cercas, reforma das casas, etc.);

2. O Deputado Benedito de Lira se comprometeu em indenizar as famílias que trabalharam nas suas terras a convite do seu próprio filho;

3. A vistoria na Faz. São Felix deve ser feita em 15 dias, as famílias são irão para lá quando o laudo estiver pronto;

4. Após a liberação da nova área para plantar e criar, a Ouvidoria Agrária dará 15 tubos de lona para construção de infraestrutura para o abrigo das famílias e criatórios. Além de um trator para arar a terra, pois este trabalho já tinha sido realizado na Faz. Boa Esperança.

A reintegração é condicionada à entrega do laudo de vistoria e também que o proprietário da São Félix assine o Termo de Oferta da área para o INCRA. Só assim, terá a saída pacífica das famílias da Faz. Boa Esperança.

As famílias tiveram que aceitar as propostas, pois não têm para onde ir e também devido ao comprometimento estadual e federal onde afirmaram que eles não perderão a produção realizada no local.

Nenhum comentário: