sexta-feira, 12 de março de 2010

Líder camponesa participa da missão solidária no Haiti




A alagoana Maria Cavalcante faz parte da CPT e ficará seis meses no país prestando serviços na área da agroecologia



Texto e foto: Helciane Angélica - Jornalista/CPT



Nesta semana, a líder Maria José Cavalcante integrante da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas viajou para o Haiti, país mais pobre das Américas, que ficou ainda mais devastado após o terremoto ocorrido em janeiro deste ano. Por meio de um convite realizado pela instituição internacional Via Campesina, irá participar da missão solidária destinada à população local.

Ao todo serão seis meses de trabalho voluntário para reconstruir o país, contribuir para a auto-estima dos moradores e na assistência técnica sobre a agricultura livre de agrotóxicos e comprometida com a preservação do meio ambiente. Antes de embarcar, os 40 voluntários de várias partes do Brasil receberam as orientações necessárias e um curso de capacitação na Escola Florestan Fernandes em São Paulo.


Representatividade

Maria Cavalcante, 31, é natural de Flexeiras, atua há oito anos na CPT-AL e também participa do Movimento de Mulheres Camponeses. É técnica agrícola e faz parte do assentamento Flor do Bosque, principal símbolo de resistência e primeira área ocupada pela pastoral social no estado de Alagoas. A militante concilia a vida religiosa, na formação de mulheres e na luta pela reforma agrária, defendendo os direitos à terra, água e cidadania para as famílias camponesas.

Nenhum comentário: