quarta-feira, 28 de abril de 2010

Camponeses são transferidos para Fazenda São Felix


Após acordo com o Incra e a Ouvidoria Agrária Nacional, as 28 famílias que viviam na Fazenda Boa Esperança são transferidas para a Fazenda São Felix, ambas em Major Isidoro




Por: Helciane Angélica - Jornalista / CPT-AL


Nesta quarta-feira (28.04) acontecerá oficialmente a transferência das 28 famílias camponesas envolvidas no conflito agrário no município de Major Isidoro no sertão de Alagoas. Há dois anos, os agricultores viviam na Fazenda Boa Esperança, propriedade do Deputado Federal Benedito de Lira (PP/AL), que possui dívidas bancárias e já foi notificada por crime ambiental, e agora eles serão deslocados para a Fazenda São Felix.

A negociação foi decidida na última terça-feira em Brasília, quando ocorreu uma reunião no gabinete do presidente do INCRA e contou com a presença de diversas autoridades de Alagoas e de Brasília, além do representante da fazenda São Felix. Foi firmado o acordo, que as famílias ocuparão, de forma provisória, 30 hectares para criação de animais e cultivo de lavoura. Atualmente, eles estão plantando milho, fava, feijão, palma, tomate, alface, cebola e coentro; também possuem uma pequena criação de ovelha, vaca, cabra, cavalo, porco e galinha.

Durante todo o dia, o processo de remoção será acompanhado pelos integrantes do Incra-AL, gerenciamento de crises e representantes da Comissão Pastoral da Terra de Alagoas que presta o apoio necessário aos trabalhadores rurais desde quando eles começaram a receber ameaças na área.

Nenhum comentário: