sexta-feira, 30 de abril de 2010

CUT organiza programação para o 1º de maio

A passagem do dia do trabalhador em Alagoas promete ser animada em 2010. Sob o comando da Central Única dos Trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais se reúnem na praia de Pajuçara para lembrar a luta por melhores condições de trabalho e vida. Na programação, trio elétrico, shows musicais, apresentações de hip hop e de cultura popular, e tendas com as bandeiras de luta de cada categoria. A concentração acontece às 9h, em frente ao ginásio do CRB, na Pajuçara.

A data é mundialmente dedicada à luta dos trabalhadores desde 1889, quando um congresso socialista realizado em Paris decidiu homenagear uma greve geral realizada no dia 1º de maio de 1886 no principal centro industrial dos EUA, Chicago. Na ocasião, os trabalhadores foram às ruas protestar contra as condições de trabalho desumanas e em defesa da redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Algumas pessoas morreram e outras ficaram feridas por conta da manifestação.

Nacionalmente, a CUT destaca o tema “Distribuição de renda e trabalho decente por um desenvolvimento sustentável”, apresentando uma sugestão de plataforma política para as eleições deste ano. A plataforma possui três diretrizes centrais: valorização do trabalho; igualdade, distribuição de renda e inclusão social e Estado democrático com caráter público e participação ativa da sociedade.

Em Alagoas vamos destacar, além das bandeiras nacionalmente defendidas, a situação difícil em que se encontram os servidores públicos estaduais, que tem enfrentado um Governo autoritário, que não investe em melhorias para a população, não respeita os direitos do trabalhador. Alagoas encontra-se entre os piores lugares para se viver no país, campeão de homicídios, em evasão escolar e mortalidade infantil.

A programação começa com um show do Paulinho da Bahia, na concentração. Depois o trio elétrico será comandado pela banda Som de Elite em uma caminhada pela orla marítima. ZM e banda recebem os trabalhadores na estrutura de tendas montada próximo ao antigo Alagoinhas. No período da tarde, apresentações de cultura popular como boi, e poesia musicada no pandeiro e apresentações dos grupos de Hip Hop ASU, Emissário e Família das ruas. Nas tendas, montadas durante todo o dia, sindicatos e movimentos sociais contam um pouco sobre sua luta e bandeiras que defendem.

Dia do trabalhador - 1º de maio de 2010

Concentração: 9h, em frente ao clube do CRB


Programação

10h – Trio elétrico em frente ao ginásio do CRB com Paulinho da Bahia

11h – Saída da caminhada com a banda “Som de Elite”

13h – Chegada às tendas – Apresentação de ZM e Banda

14h – Inicio das apresentações de cultura popular – Grupo de poesia musicada no pandeiro

15h – Espaço aberto para o movimento de Hip-Hop

17h – Encerramento

Fonte: Ascom CUT

Nenhum comentário: