segunda-feira, 17 de maio de 2010

Alagoanos preparados para Congresso Nacional da CPT

O evento ocorrerá de 17 a 21 de maio, na cidade de Montes Claros (MG), para discutir os “Biomas, Territórios e Diversidade Camponesa”


Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT-AL,
com informações da Assessoria de Comunicação Nacional


Cerca de 30 alagoanos, dentre trabalhadores rurais, coordenadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL), religiosos e convidados irão se unir aos 900 participantes do III Congresso Nacional da CPT – de 17 a 21 de maio, na cidade de Montes Claros (MG). A atividade também terá a presença de pesquisadores e lideranças de movimentos sociais para discutir o tema “Biomas, Territórios e Diversidade Camponesa”, que conta com o lema “No clamor dos povos da terra, a memória e a resistência em defesa da vida”.

Tem como principal objetivo a reflexão sobre os rumos que os trabalhadores e as trabalhadoras determinarão para a CPT , analisando os desafios e ações para os próximos anos. No local do evento, as experiências e os debates serão realizados em quatro grandes tendas, divididas pelos biomas brasileiros: Amazônico; Caatinga; Cerrado e Pantanal; e o último espaço para a Mata Atlântica e Pampa.

Esse é um momento importante para o desenvolvimento da pastoral social, assim como, para o próprio Brasil. Diante da intensa mudança climática e a devastação do meio ambiente, os camponeses se articulam em defesa de seus direitos e pela diversidade agrícola, sem a utilização de agrotóxicos e respeitando o solo e rios; além de ser contra as investidas dos grandes proprietários rurais, que buscam apenas benefícios econômicos por meio do agronegócio.

O Congresso será realizado no Colégio Marista São José, boa parte dos delegados e delegadas já fizeram suas inscrições, tomaram café da manhã nas cozinhas localizadas no bosque da instituição. Às 19h ocorrerá a solenidade de abertura no Ginásio Poliesportivo, com a presença de todos os delegados e delegadas, além dos convidados, assessores e bispos da CPT, inclusive, o bispo de Montes Claros, Dom José Moura.

Nenhum comentário: