sexta-feira, 11 de junho de 2010

Feira Camponesa, um pedaço do campo no coração de Maceió

Encerra hoje às 23h a 12ª edição da feira que é promovida pela CPT-AL


Texto: Helciane Angélica - Jornalista/CPT-AL


Nesta sexta-feira (11.06) será encerrada às 23h a 12ª Feira Camponesa na Praça da Faculdade em Maceió. O projeto existe há sete anos, é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra e conta com o apoio do Governo de Alagoas e a Misereor, uma instituição católica alemã.

No local, os visitantes além de comprar alimentos livres de agrotóxicos e animais, ainda conferiram uma exposição fotográfica com 25 fotos sobre a história de resistência de 28 famílias camponesas que foram convidadas a morar nas terras do Deputado Federal Benedito de Lira e depois de dois anos produzindo na roça foram expulsas, e hoje vivem embaixo da lona e dividindo a água com os animais em outra fazenda de Major Isidoro.

Também teve a rádio-poste “Caminho da Roça” com notícias, entrevistas e músicas; e a casa de farinha uma das principais atrações, que realiza todo o processo artesanal da farinha e produz o beiju na hora. Foram comercializados cerca de 450 beijus e três farinhadas cada uma com 25k em média.

A feira gera renda para as famílias camponesas, mas também dar visibilidade à produção agropecuária e ressalta a importância da reforma agrária. A partir das 19h tem a festa de encerramento com o bingo de um carneiro e as atrações culturais como o Araçá Trio e Banda que é de São Paulo e Joelson dos oito baixos, um dos grupos de forró mais conhecidos de Alagoas.

Nenhum comentário: