sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ARTIGO: Pastor filosofa sobre a luta campesina



GAYA, JAVÉ E SEUS FILHOS EM UMA RELAÇÃO DE AMOR


“No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gn.1:1)


Por: Ezaquiel H. Silva (Um dos filhos de Gaya)


Todas as coisas foram criadas por Deus, o texto acima citado nos mostra claramente isto. Céus e terra foram criados por Deus! O ser criador é aquele que cria e que ao mesmo tempo se relaciona com a criação, ele não a criou e se afastou da sua criação; pelo contrário ele mantém uma relação pessoal com tudo que ele criou. A terra torna-se fonte de vida e lugar de habitação para todas as espécies inclusive a espécie humana. Ela é a mãe Gaya que nos alimenta com o fruto de seu ventre, é a mão que abre suas entranhas para gerar vida, e esta vida se torna alimento para todos e todas.

A terra habitável é também a terra arável, que dá seu fruto na estação certa (Gn,1:11), frutos que muitas vezes nem chegamos a plantar, mas a nossa mãe Gaya nos alimenta mesmo sendo quem somos. O grande problema é que a relação do ser humano com Gaya não tem sido a mesma que Javé tinha com tudo que ele fez. A relação de Javé com Gaya era a mesma de um amante, que admira a pessoa amada. Pois a pessoa amada o seduz, o encanta com seu perfume sedutor e cheio de prazer. Havia no olhar de Javé uma cumplicidade e um sentimento de admiração e respeito por aquela que tornar-se-ia a mãe de todos os seus filhos.
O problema é que Gaya tornou-se objeto de dominação, opressão e poder para muitos como pude presenciar em alguns assentamentos que visitei na última semana com a equipe da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas (CPT-AL). A terra, mãe de todas as espécies foi estuprada, torturada e dominada por grupos que se acham donos de Gaya. Nestes grupos identificamos: Deputados, Senadores, Juízes, Usineiros, grandes empresários etc. A relação destes grupos para com Gaya, não é a mesma que Javé tinha, uma relação de amor e companheirismo. O homem tornou-se um dominador, senhor feudal que age com crueldade caso algo sai do seu controle.

O ser humano dominou Gaya, e fez da mesma a sua fonte de lucro, poder e manipulação. Muitos dos filhos, filhas e netos de Gaya, hoje habitam em barracos de lona, com os seus pés em contato direto com a sua mãe, demonstram um relação de intimidade e afeto com aquela que os pariu. Porém, eles não têm se quer o direito de plantar e de tirarem das tetas de Gaya o alimento necessário para a sua sobrevivência. Esta é uma luta desigual, onde homens e mulheres armados com fuzis e metralhadoras, proíbem os verdadeiros herdeiros de Gaya a se aproximarem de sua eterna mãe. Estes não tratam Gaya como fonte de lucro e sim de sobrevivência, pois entendem que é Gaya que os mantêm vivos.

Como já dizia o Capitão Planeta desenho da década de 80, que hoje passa na TV Futura: “O poder é de vocês”. Creio que um dia veremos Gaya abraçando os seus verdadeiros filhos, filhas e netos; pois são estes que ainda mantém com ela a mesma relação que Javé tinha; que era de admiração e amor!

Que Javé no abençoe e nos faça novamente herdeiros de Gaya!!!!!!!

Nenhum comentário: