sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Camponeses participam de Encontro das Diretorias

O Encontro existe desde 2008, é a oportunidade dos camponeses compartilharem experiências e tirar suas dúvidas quanto às ações burocráticas das associações de assentamento


Texto: Helciane Angélica – jornalista/ CPT-AL
Fotos: Fábio Calado – técnico agrícola



Nos dias 27 e 28 de outubro, aconteceu mais um Encontro das Diretorias das Associações de Assentamentos acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL), no Balneário do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) localizado no bairro de Riacho Doce em Maceió. Estiveram presentes assentados, acampados e os técnicos agrícolas.

As atividades tiveram início com a realização de uma mística, reflexão bíblica e a apresentação dos 35 participantes oriundos do sertão, zona da mata e litoral norte. Foi mais uma oportunidade deles compartilharem suas experiências e falar sobre a produção agropecuária nas áreas acompanhadas pelo projeto ATES – Assistência Técnica, Ambiental e Social – que é um convênio firmado entre a CPT-AL e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL).

Também ocorreu a formação sobre a questão burocrática nas associações, e de acordo com Heloisa Amaral, Engenheira Agrônoma e Coordenadora da Equipe Técnica que acompanha as famílias camponesas, as orientações têm contribuído para o protagonismo das Diretorias.

Essa ação já existe desde 2008 e até agora já fizemos cinco encontros. A partir deles, algumas associações conseguiram melhorar as tarefas cotidianas da Presidência, Secretaria, Tesouraria e Conselho Fiscal. E um exemplo importante foi a construção das casas no Assentamento Irmã Dorothy em Porto de Pedras, onde todos os encaminhamentos técnicos para adquirir o crédito foram feitos por eles, sem qualquer interferência da CPT ou dos técnicos. Além disso, nesses encontros é possível aprofundar temas importantes como a discussão sobre a criação de uma cooperativa”, afirmou Heloisa.


Lote Modelo

Na quinta-feira (28) os participantes do Encontro de Diretorias visitaram o Assentamento Flor do Bosque em Messias, para conhecer a área onde será construído um lote modelo que terá dez hectares. No local, pretende-se aplicar a fruticultura, horticultura, culturas anuais (milho, feijão, inhame, macaxeira) e a criação de animais, além disso, terá um viveiro de mudas e o objetivo de contribuir para o treinamento quanto às normas técnicas desses espaços para o desenvolvimento agropecuário.

Nenhum comentário: