quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Assentados protestam por melhorias nas estradas em São Miguel dos Milagres


Os assentamentos Jubileu 2000 e Quilombo dos Palmares sofrem há vários anos com os problemas nas estradas de acesso e as falsas promessas do Governo

 
Agricultores que recebem o apoio da Comissão Pastoral da Terra apreenderam na última segunda-feira duas máquinas (motoniveladora e retroescavadeira) e uma caçamba que pertencem ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER). Essa foi a medida adotada pelos moradores dos assentamentos Jubileu 2000 e Quilombo dos Palmares em São Miguel dos Milagres, para chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil, quanto a morosidade na conclusão das obras nas estradas de acesso.


Há vários anos, os assentados sofrem com as más condições das estradas e tem dificuldades para realizar o escoamento da produção agropecuária. No período chuvoso, os problemas aumentam e as 72 famílias camponesas dos dois assentamentos ficam completamente ilhadas, precisam caminhar por várias horas até chegar à cidade e ter acesso aos postos de saúde e as escolas. Em junho deste ano, foi assinado um convênio entre o DER e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL) para a execução de trabalhos de infra-estrutura em diversos assentamentos do Estado e a construção de pontes.

As obras iniciaram há quatro meses, mas só as estradas dos fazendeiros foram concluídas e o órgão estadual alegou que as máquinas quebram constantemente e precisam fazer a manutenção, mas não confirmou quando as obras na área dos assentamentos ficariam prontas. “Nós não queremos mais paliativos, queremos que consertem logo essas estradas. Eles vieram aqui e só fizeram alguns trechos, mas ainda tem muitos buracos e as pontes estão do mesmo jeito, com as toras de coqueiro que a gente improvisou. Até agora não melhoraram em nada a nossa situação!”, desabafou a assentada Cristiane Santos.


As manifestações por busca de melhorias são constantes, já foram realizados vários bloqueios em rodovias, ocupação do prédio da Prefeitura e participaram de inúmeras reuniões no Palácio do Governo, mas até agora nada foi resolvido. E no início da tarde de hoje, a rodovia AL-101 Norte foi paralisada, o que deu agilidade em relação ao agendamento de uma reunião nesta quinta-feira (04.11) às 9h, com o Prefeito Adalberto Paiva, conhecido por Draga e representantes do Governo Estadual.

Nenhum comentário: