domingo, 7 de novembro de 2010

Bastidores: Palestra na Alemanha sobre a CPT-AL


No último dia 02 de novembro, ocorreu uma palestra especial na Alemanha sobre as ações promovidas pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas. A estudante de Geografia, Anke Nikolaus, abordou o tema “Terra de Deus: Terra de Irmãos!”, um grito de ordem constantemente mencionado por acampados e assentados da reforma agrária, que foi traduzido para o alemão: “Gottes Land: Land der Geschwister!”.

Anke relatou sua vivência no período que estagiou na CPT-AL em 2009, exibiu imagens do arquivo da instituição e o seu registro fotográfico pessoal referentes às condições de infra-estrutura, moradia e a diversidade agropecuária nas áreas.

A atividade aconteceu na loja "Weltladen Altstadt" e contou com a participação de 25 ouvintes, que demonstraram interesse na temática. Segundo a acadêmica, todos ficaram impressionados com a força e a fé das famílias camponesas e a luta pela terra. Também elogiaram a produção demonstrada nas feiras camponesas – alimentos, animais, apicultura e artesanato – e o trabalho desenvolvido pela CPT.

Para mim aquela noite também foi muito especial, além de ficar um pouco nervosa de falar para as pessoas. Mas, eu fiquei bem emocionada de partilhar essas experiências valorosas, que eu ganhei com todas as pessoas do Brasil. Foi muito bom!”, destacou a alemã.

Após às explanações, o grupo ainda permaneceu no local em clima de confraternização e pôde tirar outras dúvidas. Algumas pessoas, também, anotaram o endereço do blog e a página no youtube para visitar em outros momentos.


Confira algumas imagens da atividade:



Nenhum comentário: