quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CPT realiza Feira Camponesa Itinerante amanhã

Desta vez, o Conjunto Santo Eduardo foi escolhido para sediar a feira que enaltece o trabalho das famílias camponesas em áreas da reforma agrária


Texto: Helciane angélica - jornalista/CPT-AL
Foto: Arquivo


Nos dias 10 e 11 de dezembro, a Comissão Pastoral da Terra de Alagoas realizará a última edição da Feira Camponesa Itinerante deste ano. A atividade acontecerá das 6h às 20h, na Praça Jornalista Denis Agra no Conjunto Santo Eduardo em Maceió, localizada em frente à Igreja Católica Nossa Senhora da Assunção, e conta com o apoio da Paróquia Senhor do Bomfim e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

Essa ação busca aproximar ainda mais as famílias camponesas dos maceioenses e permitir a quebra de preconceitos, levando aos bairros a qualidade da produção agropecuária e inibindo a ação dos atravessadores. Além disso, também será instalada uma barraca organizada por educadoras do campo que estão arrecadando recursos financeiros para o projeto "Cultivando música, cultivando arte, cultivando a vida camponesa". E na sexta-feira, a partir das 20h, terá a apresentação do trio de forró Nó Cego e um bingo de um carneiro onde cada cartela será vendida por R$5,00 (cinco reais), e todo o dinheiro será destinado para as ações sócio-culturais a serem desenvolvidas com as crianças das escolas itinerantes.

Cerca de 20 barracas estarão no local reproduzindo o sucesso da Feira Camponesa, para comercializar alimentos livres de agrotóxicos (macaxeira, inhame, batata, abacaxi, banana e outros), mel do sertão, ovos de capoeira e animais oriundos dos assentamentos acompanhados pela CPT-AL: Todos os Santos (Água Branca), Dom Helder Câmara (Murici), Jubileu 2000 e Quilombo dos Palmares (São Miguel dos Milagres); além de Zumbi dos Palmares do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado no município de Branquinha.

Ao todo, foram realizadas neste ano seis feiras camponesas em Maceió: duas tradicionais na Praça da Faculdade (12ª e 13ª, nos meses de junho e outubro) e as feiras menores que ocorreram no bairro do Bebedouro, Salvador Lira, Pinheiro e, agora, no Conjunto Santo Eduardo. Outras paróquias e associações já fizeram convites para sediarem as próximas etapas, que acontecerão a cada três meses em 2011.

Nenhum comentário: