quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Italianas reafirmam compromisso com famílias camponesas


As enfermeiras Elisa Bessone, Maria Blangiardo e Elena Guiglia são integrantes da Associação Pachamama


Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT-AL


A Associação Pachamama (Terra Mãe) da Itália existe oficialmente desde julho de 2009, é formada por um grupo de amigos que defendem a reforma agrária no Brasil e tem realizado várias atividades sócio-educativas em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL), principalmente, com ações preventivas de doenças com o curso de capacitação “Semeadores da Saúde” e tem contribuído para o protagonismo das famílias camponesas.

As italianas Maria Blangiardo da cidade de Tourino e Elisa Bessone de Pinerololo, respectivamente, a Vice-Presidente e Secretária Geral da Pachamama já vieram ao Brasil outras vezes e conhecem bem o trabalho da CPT, inclusive, tiveram a oportunidade de prestigiar dois eventos importantes como a Feira Camponesa e a Romaria da Terra e das Águas. Enquanto isso, a enfermeira Elena Guiglia que trabalha em Novara veio pela primeira vez ao país, e teve a oportunidade de conhecer a luta campesina de perto.

Com certeza, está sendo uma experiência muito emocionante! Antes de chegar aqui, já tinha participado de um encontro da Pachamama e ouvi falar das atividades da CPT, vi algumas imagens, mas não tinha uma real noção. E quando cheguei, conheci várias pessoas e ouvi elas falarem. Senti a importância de lutar pela terra e ter uma casa mesmo ela sendo pequena, além de ver a realidade mais forte quanto o uso do banheiro e os problemas de esgoto”, destacou Elena que pretende retornar ao Brasil para aprender a falar mais o português, rever o sorriso das crianças que a encantou e ter o contato com a natureza.

Elas têm formação em Enfermagem e chegaram no último dia 15 de novembro, tiveram reunião com os coordenadores da pastoral social e visitaram áreas acompanhadas, como: os acampamentos Santa Cruz (Joaquim Gomes) e Pachamama (Messias); e os assentamentos Rio Bonito, Flor do Bosque (Messias), Dom Helder Câmara (Murici), Irmã Dorothy Stang e Padre Alex Cauchi (Porto de Pedras), Jubileu 2000 e Quilombo dos Palmares (ambos em São Miguel dos Milagres).

Nenhum comentário: