quarta-feira, 16 de março de 2011

CPT realiza 1º Encontro das Mulheres Camponesas na Mata Norte


A atividade acontecerá nos dias 17 e 18 de março, no assentamento Flor do Bosque em Messias


Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT-AL


Nesta quinta-feira (17.03) a partir das 8h, a Comissão Pastoral da Terra de Alagoas realiza pela primeira vez o Encontro das Mulheres Camponesas da Mata Norte, no Assentamento Flor do Bosque, localizado próximo a BR 101 em Messias. A atividade tem como tema central “A mulher e a agroecologia”, reverenciando o Dia Internacional da Mulher e em consonância com a Campanha da Fraternidade 2011 intitulada “Fraternidade e a vida no planeta – A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).

Cerca de 70 lideranças oriundas de 14 áreas – acampamentos e assentamentos da reforma agrária na região – com idade a partir dos 18 anos, estarão presentes para conferir a explanação da assentada e técnica agrícola, Maria Cavalcante, que também faz parte do Movimento de Mulheres Camponesas. Também serão realizados debates e trabalhos em grupos, além da exibição de filmes sobre agroecologia e a trajetória da missionária Irmã Dorothy Stang assassinada em 2005.

Ao todo, serão três públicos que se aprofundarão na temática: mulheres, crianças e jovens camponeses – e a proposta é realizar outras etapas nas demais áreas que a CPT acompanha. “São as mulheres que cuidam das árvores, das sementes que tem uma maior dedicação com a limpeza do ambiente e desde o início da agricultura no mundo elas realizam essa função. A partir daí escolhemos trabalhar esse tema para estimular ainda mais a organicidade das mulheres e a cooperação com o planeta”, destacou Maria Cavalcante.

E na sexta-feira, a programação será voltada para a discussão sobre a história e a importância do Dia Internacional da Mulher, contexto sócio-político e uma análise de conjuntura. E no encaminhamento final, serão definidas as estratégias de ação a serem adotadas pelas camponesas neste ano tendo como base as deliberações da 22ª Assembleia Estadual realizada no início do mês.



DIA DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março, em memória à greve das operárias da indústria do vestuário de Nova York em 1857 que protestaram por equiparação salarial, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário) e tratamento digno no ambiente profissional. A manifestação foi reprimida com muita violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada e cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é especial, destinada para muitas homenagens, assim como para ampliar as reflexões sócio-políticas, realizar as manifestações e fortalecer a luta por respeito, igualdade entre os sexos e melhores condições de vida e trabalho.

Nenhum comentário: