quinta-feira, 3 de março de 2011

Pachamama recebe o Prêmio Dom Helder Câmara 2010

Texto e fotos: Helciane Angélica - jornalista/CPT-AL

Nesta quarta-feira (02.03) durante a solenidade de abertura da 22ª Assembleia Estadual da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas, na Casa dos Irmãos Marista na Barra de São Miguel, a Associação Pachamama recebeu o Prêmio Dom Helder Câmara 2010. A homenagem é dedicada às pessoas e instituições que são amigas da reforma agrária e defendem o direito das famílias camponesas.

De acordo com Carlos Lima, coordenador da CPT-AL, a instituição italiana foi escolhida pelo trabalho de solidariedade e de articulação política desenvolvidos, e também, por atuar na garantia de melhorias nas condições de vida das famílias camponesas. Eles já realizaram várias noites brasileiras na Itália com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para ajudar nas ações da CPT e no desenvolvimento do projeto “Semeadores da Saúde”, que repassa informações importantes no combate de enfermidades.

A Pachamama foi fundada na Itália no dia 21 de julho de 2009, formada por um grupo de amigos das mais diversas áreas acadêmicas que acreditam na luta pela reforma agrária no Brasil. Essa é a segunda entidade internacional que recebeu o prêmio, a outra, foi o Comitê de Combate à Pobreza (Cepec) sediada no Canadá.

O presidente da Pachamama, Omar Borio, esteve na Assembleia para receber a homenagem e participar das discussões. “Vocês são exemplos de luta, coerência e coragem, mas tem muita gente que não valoriza e esquece. Nós sempre rezamos por vocês e lembramos das atividades. E toda vez que a gente vem aqui, a gente fica admirado com a organização e a produção de vocês. Hoje é um dia muito feliz para nós, é uma honra receber esse prêmio. Também quero dar uma notícia boa para vocês, quero que saibam que a cada dia aumenta o número de pessoas na Pachamama que acreditam na luta de vocês e querem ajudá-los”, destacou.

A palavra “Pachamama” significa “Terra Mãe” – do quíchua Pacha, "universo", "mundo", "tempo", "lugar", e Mama, "mãe", "Mãe Terra" – também é uma deusa cultuada pelos povos andinos do Peru e Bolívia. Confira outras informações no site oficial: www.pachamama.to.it

Nenhum comentário: