quinta-feira, 14 de abril de 2011

12º Jejum da solidariedade acontece no Fórum Agrário

A atividade é uma promoção da CPT e busca ser um momento de reflexão e de comunhão às pessoas que passam fome no mundo


Por: Helciane Angélica - Jornalista/CPT-AL




A Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) realiza nesta sexta-feira (15.04) o 12° Jejum de Solidariedade às pessoas que passam fome e outras necessidades no mundo. O protesto pacífico acontecerá na sede do Fórum Agrário em Maceió, das 8 às 17h30, e refletirá sobre o tema “A vida e o planeta necessitam de cuidado”.

A manifestação é realizada desde 1999, sempre na sexta-feira que antecede a semana da Paixão de Cristo, e conta com a participação dos coordenadores da CPT, técnicos agrícolas, religiosos, padres e leigos. Na programação constam orações, cânticos e a leitura da Bíblia, a exemplo da “A perseverança através da fé” (1Sm 21,1-14), “A perseverança em ação” (Lucas 18, 1-8) e “O milagre da partilha” (João 6, 1-13).

Pela segunda vez, a ação acontecerá na sede do Fórum Agrário, busca chamar a atenção da sociedade sobre os direitos dos trabalhadores rurais, as consequências do êxodo rural e as dificuldades que as famílias sem terra encontram para continuar plantando alimentos. Também denuncia o sofrimento das famílias camponesas que moram há vários anos em acampamentos e estão sendo ameaçadas de despejo, a exemplo, do Acampamento Bota Velha em Murici com 102 famílias vivem em comunidade: escola, casas de taipa, tem energia elétrica, construíram casa de farinha e capelas, além de ter uma produção agrícola diversificada e criação de animais.

Essa atividade também já protestou sobre o desvio de recursos públicos, a corrupção e irregularidades na política alagoana em vários espaços públicos como: a Assembleia Legislativa de Alagoas, Tribunal de Justiça e na superintendência estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL).

 
CAMINHADA

No sábado, 16 de abril, a Arquidiocese de Maceió promove a grande Caminhada da Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema: “Fraternidade e a vida no planeta – A criação geme em dores de parto (Rm 8,22). A concentração será às 14h em frente ao Porto da Lancha, na Levada, onde terão apresentações religiosas e testemunhos de pescadores. Às 14h30, acontecerá a Romaria das Águas, onde as embarcações oriundas de Coqueiro Seco levarão as imagens dos padroeiros das Paróquias da Área Lagunar até o Porto da Lancha; e os demais participantes seguirão em caminhada com destino à Igreja Virgem dos Pobres, no Dique Estrada, em Maceió.

Nenhum comentário: