terça-feira, 12 de julho de 2011

CPT-NE2 realiza Mutirão de Formação


A atividade contará com 40 representantes oriundos dos estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba


Por: Helciane Angélica - Jornalista
Com informações da CPT Regional Nordeste 2


De 12 a 14 de julho, acontecerá um Mutirão de Formação sobre Mineração na cidade de Picuí, semi-árido da Paraíba. A atividade é promovida pela Comissão Pastoral da Terra – Regional NE II, que contempla os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os mutirões buscam estimular um olhar crítico sobre a realidade das comunidades sobre os avanços e a sedução do processo de “desenvolvimento” na região, além da resistência do povo e suas estratégias para manutenção da vida.

A programação iniciará na noite desta terça-feira (12.07) com a explanação sobre a Mineração na Região do Curimataú, apresentada pelos convidados: Alexandre José dos Santos (Geógrafo e Professor da UEPB) e Olivânio Dantas Remígio (Geógrafo e educador do CEOP), respectivamente, sobre “Minérios extraídos, Empresas e Impactos para a região” e “Experiência Familiar da extração de Pergamatite”.

Nos dias seguintes terão trabalhos em grupos e visitas às famílias que moram nas comunidades de Caraibeiras (Extrato de Granito), Tanquinho (Extrato de Pergamatite), Quixaba (Extrato de Pergamatite) e no Assentamento Campos Novos, que possui lotes em pesquisa. No encerramento, terá o debate sobre “A CPT mediante a questão da Mineração” e propostas de encaminhamentos.

Participam das atividades cerca de 40 pessoas, dentre coordenadores, lideranças camponesas e técnicos. O Estado de Alagoas será representado pelos coordenadores Carlos Lima, Jailson Tenório e Cícero Marcos dos Santos.


Mutirões

Em 2010, foram realizados três mutirões de formação que serviram como base para o III Congresso Nacional da CPT, onde cada Estado aprofundou as informações sobre os biomas e a diversidade agrícola praticada pelas famílias camponesas nesses territórios. Neste ano, serão dois mutirões e o próximo acontecerá na cidade de Floresta, localizada no sertão de Pernambuco, nos dias 17 a 19 de agosto. Ambos são preparatórios para o Seminário Regional de Formação previsto para os dias 20 a 22 de setembro, no Estado da Paraíba.



Mais informações: (82) 9127-5373 / (83) 9988-2415

Nenhum comentário: