domingo, 17 de julho de 2011

Sebastião Pinheiro vem a Maceió lançar cartilha “Pães de Pedra”

O Centro de Capacitação Zumbi dos Palmares, entidade que promove Assistência Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária em Alagoas, promove o debate “Pães de Pedra: conceito, saúde dos solos e cromatografia de Pfeiffer”, com o Engenheiro Agrônomo e Florestal Sebastião Pinheiro. É uma oportunidade para estudantes e profissionais de agronomia, meio ambiente e demais interessados de conversar com um nome de referência internacional em agricultura sustentável, desenvolvimento rural e biotecnologia.

Na oportunidade, haverá o lançamento de cartilha de mesmo nome, editada por Pinheiro, com apoio do Centro Zumbi, Grupo Agroecológico Craibeiras (Ufal) e entidades de outros estados. A palestra e noite de autógrafos acontece no auditório do Sindicato dos Bancários (rua Barão de Atalaia, no Centro de Maceió), a partir das 19h desta segunda-feira (18/07). Os exemplares da cartilha serão comercializados no local.

A cartilha Pães de Pedra é a reimpressão de um livro produzido em 1898, em Leipzig (Alemanha), por Julius Hensel, que ficou praticamente desconhecido por mais de 100 anos. Em “Pães de Pedra”, Hensel aborda a potencialidade da fertilização do solo com farinhas de rochas, “convertendo pedras em alimento”. Segundo o professor Sebastião Pinheiro, “com a mudança da matriz tecnológica da Química para a Biotecnologia, temos a possibilidade de implementar um novo modelo científico tecnológico – Cromatografia de Pfeiffer – para a garantia de qualidade do solo, sua saúde e qualidade dos alimentos sem o uso de agrotóxicos”.

É cada vez mais recorrente a preocupação de governos e entidades nacionais e internacionais com o consumo de agrotóxico em larga escala pela população, veneno que chega à mesa de todos no campo e na cidade através da aplicação nas lavouras das diversas culturas. São as consequências históricas de um modelo de produção de alimento em larga escala baseado no lucro de empresas produtoras de defensivos e maquinário agrícola, que impõe ao produtor (do pequeno ao grande) o uso de suas tecnologias, a exemplo das recentes culturas transgênicas introduzidas na América Latina, que se alastram descontroladamente.

Em sua estada em Alagoas, Sebastião Pinheiro ministrará um curso sobre cromatografia e auto certificação da qualidade dos solos e inocuidade dos alimentos, em Arapiraca, no Hotel Pequeno Príncipe de 19 a 21/07, numa parceria com o Sebrae e a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri). Pinheiro prepara a edição de uma nova cartilha para ser lançada em breve, esta com o passo a passo da tecnologia da cromatografia.

Serviço
O que? Lançamento da cartilha e debate “Pães de Pedra: conceito, saúde dos solos e cromatografia de Pfeiffer”
Com? Sebastião Pinheiro (Engenheiro Agrônomo e Florestal)
Onde? Auditório do Sindicato dos Bancários. Rua Barão de Atalaia, Centro – Maceió
Quando? Segunda-feira (18/07)
Hora? 19h

Outras informações:
82 8874-2969
Leandro Benatto
Centro Zumbi

82 9916 8547
82 8725 8333
Rafael Soriano
Assessoria

Nenhum comentário: