quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lançamento do documentário "O veneno está na mesa"


Teve início ontem (07.09) e segue até o dia 11 de setembro, a 12ª Feira da Reforma Agrária realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e na Praça da Faculdade em Maceió-AL. Cerca de 250 barracas comercializam alimentos e animais oriundos de acampamentos e assentamentos da reforma agrária.

Acontece hoje às 18h, o lançamento do documentário "O veneno está na mesa" (2011, 45min) do diretor Silvio Tendler, abrindo as exibiçoes do Cineclube Cinema na Terra. O filme aborda a escandalosa situação de envenenamento da população por agrotóxicos, em que se estima um consumo de cinco litros de veneno por ano por cada pessoa através do consumo de alimentos contaminados.

Os depoimentos presentes no média-metragem de 45 minutos de especialistas da Fundação Oswaldo Cruz advertem para o perigo do atual modelo agrícola para a saúde pública. Os venenos são depositados nas lavouras, mas contaminam água, ar, solo e a saúde humana. Por outro lado, a Via Campesina, organização que congrega diversos movimentos sociais de luta pelo direito à terra de vários países, propõe um modelo de agricultura baseado em minifúndios, no cultivo orgânico e em convívio com o meio ambiente.


Outras ações
Na programação também tem: Varal de Experiências (exposição em varal de cartilhas, jornais, cartazes, folhetos, poemas, textos e etc); Exposição fixa de Fitoterápicos (disposição de plantas e ervas com os nomes populares e científicos e indicações de uso); Exposição e comercialização de artesanatos; Banca de Educação Popular em Saúde com rodas de conversa sobre “agroecologia e saúde”, “saúde no campo” e “previdência social para trabalhadores do campo”. E todas às noites tem o festival de Cultura Popular com teatro, poesia, dança e mús




Com informações da Ascom do MST

Nenhum comentário: