quinta-feira, 10 de novembro de 2011

24ª Romaria da Terra e das Águas trás como tema o meio ambiente

Este ano com o lema “Preservar, cuidar e cultivar a vida na mãe terra”.

Railton Teixeira



A Comissão Pastoral da Terra (CPT), em parceria com as Comunidades Eclesiais de Bases (Cebs), realiza entre os dias 12 e 13 de novembro a 24ª Romaria da Terra e das Águas, no município de Marechal Deodoro. Este ano com o tema “Preservar, cuidar e cultivar a vida na mãe terra”, definido dentro da Campanha da Fraternidade 2011, cujo lema “A natureza geme em dores de parto” (Rm 8,22).

Na edição passada, segundo a organização, cerca de três mil pessoas, entre romeiros e romeiras, participaram da Romaria da Terra, em Porto Calvo. Para este ano, a organização estima que cerca de quatro mil romeiros, de várias comunidades, assentamentos e acampamentos do estado, façam o percurso.

A escolha de Marechal Deodoro, segundo Carlos Lima, coordenador da CPT, se deu devido à grande quantidade de água e lagoa e pelo monocultivo da cana de açúcar e exploração imobiliária do local, fatores esses responsáveis pela destruição e/ou degradação do Meio Ambiente.

Com uma vasta programação, a 24ª Romaria da Terra terá inicio às 20h com o momento cultural, incluindo dança das baianas e a apresentação da banda de filarmônica, ambos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Marechal Deodoro. Logo após, será exibido o documentário “O veneno está na mesa” do diretor Silvio Tendler e conseguinte a celebração da Santa Missa.

Paradas

A 24ª edição da Romaria da Terra e das Águas terá em seu percurso, cerca de 9km e meio, com animação do grupo Koinonya, do município de Fleixeiras, que ao longo da caminhada animará os andarilhos com cantos da caminhada.

Durante o percurso, ocorrerá três paradas com o objetivo de proporcionar uma reflexão a respeito do tema e abrir um canal de dialogo, entre os romeiros e romeiras, sobre as conseqüências e impactos sócio-ambientais.

Entre as reflexões e dialogo, na terceira e última parada, será feito uma memória aos mártires da natureza, dando destaque para Irmã Dorothy, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, Pe. Josimo, Margarida e entre outros.

A romaria terminará por volta das 05h da manhã com um café oferecido pela paróquia. “Está edição da Romaria da Terra e das Águas, só está sendo possível pelo empenho da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na pessoa do Padre Raul Moreira, que vem dando todo o apoio necessário para a Comissão, desde quando foi cogitado a realização na cidade”, destacou Carlos Lima.

Para participar basta procurar uma comunidade do bairro ou entrar em contato com CPT, no telefone 3221.8600.

Celebração dos 25 anos da Romaria da Terra e das Águas

A CPT já organiza os preparativos para a celebração da 25ª edição da Romaria da Terra e das Águas, a se realizar entre os dias 30 de novembro a 01 de dezembro de 2012. Segundo Carlos Lima, a realização no mês de dezembro se dá em homenagem a primeira romaria que foi realizada no dia 13 de dezembro de 1988.

“Estamos preparando uma programação toda especial para comemorarmos as bordas de prata da romaria. Queremos reunir os nomes que estiveram e estão ligados a luta do campo no estado, dentro destes 25 anos de caminhadas, que não foram nada fácil”, concluiu Carlos Lima.

SERVIÇO

Assunto: 24ª Romaria da Terra e das Águas
Data: 12 e 13 de novembro de 2011
Horário: Das 20h às 05h
Local: Marechal Deodoro/AL (de Taperaguá à Massagueira)
Contatos:(82) 9126-1532 Heloisa Amaral (82) 8800.0611 Carlos Lima

Comissão Pastoral da Terra– Alagoas

Comunicação
Railton Teixeira  – Jornalista (1322 MTE/AL) - (82) 9996.0734
Setor de Documentação e Comunicação - (82) 3221-8600

Twitter: @cptalagoas

Nenhum comentário: