segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CPT acompanha operação do IMA no assentamento Flor do Bosque



No termino do prazo para desapropriação da área de proteção ambiental do assentamento Flor do Bosque, no município de Messias, A Comissão Pastoral da Terra em Alagoas, acompanhou a operação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), derrubaram as cercas e conversaram com os populares, na manhã deste domingo (27).

Após completar quatro meses que o IMA esteve no assentamento, para apurar a denúncia formulada pela CPT, de que populares das cidades vizinhas estariam ocupando irregularmente e derrubando as árvores da reserva ambiental, constataram a permanecia dos ocupantes.

“Não tivemos outra escolha a não ser derrubar as cercas e conversar com a população que ainda residem no local para demolirem os barracos e retirarem os frutos das plantações num prazo de 45 dias”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

Augusto também destacou que a equipe do IMA é pequena para atender as demandas de todo o estado, mas destacou que o órgão está a disposição para fiscalizar qualquer irregularidade. “Iremos disponibilizar placas para que sejam colocadas em áreas mais vulnerais ao longo da reserva, mas necessitamos do apoio de todos vocês. Percebendo qualquer sinal, liga para gente que iremos vim fiscalizar”.

“Eles foram muito atenciosos e de imediato estiveram presentes para fiscalizar e tentar impedir a ação dos populares. Porque dos 20% destinados para a reserva legal, hoje só existe 5%, isso é devido à ocupação e a derrubada irregular”, enfatizou Heloísa Amaral, coordenadora técnica da CPT, destacando que dos 70 hectares da reserva legal, apenas 11 possuem mata atlântica.

_____
Comunicação
Railton Teixeira – Jornalista (MTE/AL 1322) – (82) 9996.0734
Setor de comunicação e documentação – (82) 3221.8600

Nenhum comentário: