terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CPT Alagoas celebra o natal com os camponeses

Pe. Amaro, batizando durante a celebração natalina no assentamento Dom Helder Câmara. Foto: CPT

A Comissão Pastoral da Terra, em Alagoas, celebrou o natal com os agricultores dos assentamentos e acampamentos, da zona da mata, litoral e sertão, acompanhados pela entidade.
Os festejos natalinos foram celebrados com uma missa e logo após um almoço em comum, onde os acampados e assentados tiveram a oportunidade de fazer memória ao nascimento do menino Jesus, que segundo a Bíblia, nasceu numa manjedoura e no meio dos camponeses.
O primeiro acampamento a celebrar o natal foi o Nossa Senhora dos Desterros, localizado no município de Porto Calvo, distante a 101 km de Maceió, no dia 22 de dezembro. Participando também os camponeses dos acampamentos próximos, Domingas e Porto das Ostras.
Já no dia 23 de dezembro, foi a vez do assentamento Jubileu 2000, localizado no município de São Miguel dos Milagres, distante a 93 km de Maceió. Contando com a participação dos irmãos camponeses do assentamento Irmã Dorothy Stang.
Além da celebração da missa, no período da manhã do dia 27 de dezembro, no assentamento Dom Helder Câmara, localizado no município de Murici, distante 51 km de Maceió, houve também o batismo de crianças e adultos.
Na parte da tarde, ainda do dia 27, com uma celebração da palavra, foi à vez dos agricultores do assentamento Flor do Bosque III, reviverem o nascimento do menino camponês.
“A celebração natalina com os acampados é uma tradição da CPT. Esse ano de 2011, primeiro celebramos com os irmãos acampados do MTL, na Praça Sinimbu, depois percorremos as áreas de acompanhamento da CPT e revivemos está data tão especial”, concluiu Carlos Lima, coordenador da CPT.

Nenhum comentário: