sábado, 17 de março de 2012

CPT realizará sua 23ª Assembleia Estadual

Na ocasião será entregue certificados a dois acampamentos e o Prêmio Dom Helder Câmara ao Desembargador Tutmés Airan

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) organizará entre os dias 20 a 22 de Março a sua 23ª Assembleia Estadual, com o tema “A terra é de quem trabalha”, no Centro Catequético dos Irmãos Maristas, no município de Barra de São Miguel, distante 34 km de Maceió.

Cerca de 150 camponeses ligados a CPT, com delegação do sertão, agreste, mata e litoral, além de agentes pastorais participarão da assembleia e debaterão temas relacionados à vivência e a luta diaria no campo com o padre Tiago Thorlby, da CPT de Pernambuco, como também a conjuntura política local e nacional.

 Durante a programação também serão entregues certificados aos acampamentos Bota Velha (Murici), pela resistência contra uma ação judicial expedida pela Vara Agrária de Alagoas, em favor da Usina Santa Clotilde, e Nossa Senhora Virgem dos Pobres (Major Isidoro), pela sua organização interna enquanto acampamento.

Na ocasião também será entregue o Prêmio Dom Helder Câmara ao Desembargador Tutmés Airan, que em fevereiro de 2011, durante a ocupação dos movimentos sociais no cais do Porto do Porto, se colocou a disposição do movimento para intermediar uma negociação com os poderes. Ocasião essa onde foi criado um Comitê de Conflitos Agrários em Alagoas, ficando como representante do Poder Judiciário.

Também em 2011 o Desembargador Tutmés Airan manteve uma posição forte contra as autoridades políticas em relação a vendas de lotes da reforma agrária. Ele destacou a TV Pajuçara, em entrevista ao repórter Thiago Correia que “a autoridade que se vale de uma eventual agonia material de um trabalhador e frauda a reforma agrária, sabendo que isso é um ato absolutamente ilícito e do ponto de vista moral, desprezível, essa autoridade, mais do que qualquer outra pessoa deve satisfação de sua conduta à sociedade e ao Estado”.

De acordo com Carlos Lima, coordenador da CPT, o Prêmio Dom Hélder Câmara tende a homenagear as personalidades que se destacaram em defesa a luta do campo. A entidade homenageada em 2011 foi a Associação Pachamama, de Tourino, Itália.

Ainda no primeiro dia, será aprovado o estatuto da Cooperativa Terra Mãe, que segundo Carlos Lima, a cooperativa tende a comercializar os produtos da reforma agrária e dos pequenos agricultores.

Nenhum comentário: