terça-feira, 3 de abril de 2012

Técnicos do Serveal visitam assentamento da CPT

Objetivo foi definir detalhes técnicos para a implantação de casa de farinha.


Técnicos do Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas S/A (Serveal) visitaram nesta quarta-feira (30) o assentamento da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) Irmã Dorothy, localizado no município de Porto de Pedras. A visita teve como objetivo definir detalhes técnicos para a implantação de uma casa de farinha, local apropriado para a execução das etapas de produção da farinha de mandioca, tais como a limpeza, ralação, prensagem, esfarelamento, torragem, entre outros. O projeto arquitetônico do empreendimento foi desenvolvido pelo Serveal.
Os técnicos foram recebidos por integrantes do assentamento, que apresentaram o terreno onde será implantada a casa de farinha. De acordo com João Araújo Dias, engenheiro do Serveal, foram definidos aspectos técnicos em relação à implantação, tais como a instalação da rede elétrica, abastecimento de água e a destinação final do manipueira, resíduo químico oriundo do processo de produção da farinha, que deverá passar pelo processo de decantação, para não ser prejudicial ao meio ambiente.
Além do Irmã Dorothy, outro assentamento que terá casa de farinha recebeu a visita dos técnicos, desta vez foi o Flor do Bosque, em Messias. Na semana que vem deverão ser visitados o Nossa Senhora da Conceição e o Paraíso, localizados no município de Água Branca.

O projeto arquitetônico está pronto e aguarda os detalhes técnicos finais coletados nas visitas, a fim de seguir para o processo de licitação.

Benefícios


Além de abastecer os assentamentos com o alimento, as casas de farinha também viabilizarão o comércio do produto nas feiras municipais locais. Outro fator de importância é o de interação social, pois as etapas de produção da farinha são feitas em conjunto, aproximando as famílias da comunidade.

Nenhum comentário: